Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Deputado de MT preso em operação consegue a liberdade após três dias

José Riva foi preso na terça-feira (20) durante a Operação Ararath. Ele estava detido no Complexo da Papuda, em Brasília, e deve sair hoje.

POLÍTICA | 23/05/2014 - 16:20:20

O deputado estadual José Riva (PSD) conseguiu reverter a decisão que havia determinado a prisão dele e deve ser solto ainda nesta sexta-feira (23). Ele está preso desde terça-feira (20), no Complexo da Papuda, em Brasília, após ter a prisão preventiva decretada pelo ministro Dias Tóffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF). Riva e o ex-secretário de Fazenda do estado, Éder Moraes, foram detidos durante a Operação Ararath, deflagrada pela Polícia Federal. Dias Tóffoli, que antes havia determinado a detenção do parlamentar suspeito de envolvimento em esquema de lavagem de dinheiro, aceitou o pedido de relaxamento de prisão protolocado pela defesa.

A defesa do parlamentar havia ingressado com um pedido de revogação da prisão no mesmo dia da operação. Ele havia sido detido para não prejudicar as investigações do Ministério Público Federal (MPF) acerca de supostos crimes financeiros e lavagem de dinheiro, que teriam a participação dele e de outros políticos mato-grossenses, incluindo o governador Silval Barbosa (PMDB) e prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB).

Segundo o MPF, apesar de estar afastado do cargo de presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL-MT), Riva continuava ocupando o gabinete destinado ao presidente e usufruía de todas as regalias da função.

Riva é investigado na operação Ararath por suspeita de ter se beneficiado de um "banco clandestino" operado pelo empresário Gércio Marcelino Mendonça Júnior. Desta forma, o parlamentar teria obtido "vantagem ilícita e ocultou os recursos dela resultantes". A Procuradoria Geral da República (PGR) frisou ainda que Riva continuava gerindo os recursos públicos da Assembleia Legislativa "para obter da grande casa bancária informal operada em favor da classe política mato-grossense vantagem indevida em razão de sua função pública".

Campeão em número de processos na Justiça, o parlamentar do PSD responde a 107 processos pelos crimes de improbidade administrativa, corrupção e peculato, quando a condição de agente público é usada para obter vantagens pessoais.

 


Fonte: G1 MT


CIDADES - 07/11/2025

Canarana é destaque nacional no agronegócio: 1º lugar em Mato Grosso e 3º no Brasil, segundo a CNM

Reconhecimento da Confederação Nacional de Municípios confirma Canarana como símbolo do crescimento e da eficiência do agronegócio em Mato Grosso.

POLÍTICA - 07/11/2025

Aprovação de Mauro Mendes chega a 75% em Mato Grosso

A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%.

ECONOMIA - 06/11/2025

PLOA de 2026 prevê alta de 14% investidos em educação, saúde, infraestrutura e segurança em MT

Dados foram apresentados em primeira audiência pública na Assembleia Legislativa do estado

JUSTIÇA - 04/11/2025

“Facções matam todo dia e ninguém é convocado”, diz Mauro sobre solicitações do STF ao governador do RJ

Mauro Mendes cobra de todos poderes instrumentos mais eficientes para combater o crime organizado

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2025-11-08 12:12:42' and cat='26' and cod_mega!='170' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!