Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

DENGUE, a luta continua; Gaúcha do Norte e Paranatinga tem risco médio

78 município de Mato Grosso estão com alto risco

SAÚDE | 27/04/2016 - 07:39:53

O Governo Federal solicitou aos estados brasileiros através dos Escritórios Regionais para que cada estado realizasse o LIRA (Levantamento de Índice Rápido do Aedes) este levantamento é realizado através de programa específico analisado pela quantidade de imóveis cadastrados, onde o próprio sistema se encarrega de calcular a quantidade de imóveis necessários para a realização das coletas de larvas que são analisadas com o objetivo de identificar se as referidas Larvas são do Mosquito Aedes.

Diante deste levantamento e os dados devidamente inseridos no sistema é informado o índice de infestação que se encontra o Município

No caso de Gaúcha do Norte e Paranatinga o resultado obtido foi o de MÉDIO RISCO.

Assim, não podemos descuidar da prevenção dos terrenos baldios, residências e outros imóveis que tenham caixas d'agua, fossas, recipientes que armazenam água, lixo armazenado e outros objetos que possa se tornarem criadouros do Mosquito Aedes.

Em MT tem 78 municípios com alto risco de transmissão do zika vírus:

O número de municípios com alto risco de transmissão do zika vírus chegou a 78 em Mato Grosso, representando mais da metade do total de municípios no estado, segundo o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria estadual de Saúde (SES). O zika é um dos vírus transmitidos pelo mosquito Aedes aegypti, ao lado do vírus da dengue e do da febre chikungunya.

Com 18.417 casos contabilizados da doença, a SES apontou o cenário em Mato Grosso como de risco alarmante para a transmissão do zika vírus, uma vez que a incidência é de 595 casos por grupo de 100 mil habitantes.

Estudos relacionam a infecção por zika vírus com casos de microcefalia (bebês que nascem com o cérebro menor do que o normal). De acordo com a SES, até o dia 20 de abril o estado havia notificado 203 casos de bebês que nasceram com perímetro da cabeça inferior ao critério da Organização Mundial da Saúde (OMS) - 31,9 cm em meninos e 31,5 cm em meninas.

 


Fonte: Paranatinga News com G1/Edição: Gaúcha News


GOVERNO DE MT - 06/12/2024

Governador sanciona criação da Secretaria de Estado de Justiça

Nova pasta ficará responsável por administrar os Sistemas Penitenciário e Socioeducativo e a política estadual sobre drogas

MATO GROSSO - 06/12/2024

Educação de MT conquista selo Ouro do MEC por alfabetização de crianças na idade certa

A Rede Estadual foi o terceiro do país que mais avançou na alfabetização entre 14 Estados do país

MATO GROSSO - 05/12/2024

Sema intensifica fiscalização no período de defeso da Piracema

Operação tem o apoio do Batalhão da Polícia Militar de Proteção Ambiental e foi deflagrada na região metropolitana do Rio Cuiabá

MATO GROSSO - 05/12/2024

Primeira-dama de MT anuncia lançamento do Programa SER Família Fé e Vida com a participação do padre Fábio de Melo

Evento é uma ação do Governo do Estado; Virginia Mendes, idealizadora do projeto, será madrinha da Campanha pela Vida

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-12-09 05:54:56' and cat='26' and cod_mega!='2479' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!