Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

DENGUE, a luta continua; Gaúcha do Norte e Paranatinga tem risco médio

78 município de Mato Grosso estão com alto risco

SAÚDE | 27/04/2016 - 07:39:53

O Governo Federal solicitou aos estados brasileiros através dos Escritórios Regionais para que cada estado realizasse o LIRA (Levantamento de Índice Rápido do Aedes) este levantamento é realizado através de programa específico analisado pela quantidade de imóveis cadastrados, onde o próprio sistema se encarrega de calcular a quantidade de imóveis necessários para a realização das coletas de larvas que são analisadas com o objetivo de identificar se as referidas Larvas são do Mosquito Aedes.

Diante deste levantamento e os dados devidamente inseridos no sistema é informado o índice de infestação que se encontra o Município

No caso de Gaúcha do Norte e Paranatinga o resultado obtido foi o de MÉDIO RISCO.

Assim, não podemos descuidar da prevenção dos terrenos baldios, residências e outros imóveis que tenham caixas d'agua, fossas, recipientes que armazenam água, lixo armazenado e outros objetos que possa se tornarem criadouros do Mosquito Aedes.

Em MT tem 78 municípios com alto risco de transmissão do zika vírus:

O número de municípios com alto risco de transmissão do zika vírus chegou a 78 em Mato Grosso, representando mais da metade do total de municípios no estado, segundo o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria estadual de Saúde (SES). O zika é um dos vírus transmitidos pelo mosquito Aedes aegypti, ao lado do vírus da dengue e do da febre chikungunya.

Com 18.417 casos contabilizados da doença, a SES apontou o cenário em Mato Grosso como de risco alarmante para a transmissão do zika vírus, uma vez que a incidência é de 595 casos por grupo de 100 mil habitantes.

Estudos relacionam a infecção por zika vírus com casos de microcefalia (bebês que nascem com o cérebro menor do que o normal). De acordo com a SES, até o dia 20 de abril o estado havia notificado 203 casos de bebês que nasceram com perímetro da cabeça inferior ao critério da Organização Mundial da Saúde (OMS) - 31,9 cm em meninos e 31,5 cm em meninas.

 


Fonte: Paranatinga News com G1/Edição: Gaúcha News


Mato Grosso - 28/03/2024

Motorista pode solicitar renovação de CNH pelo MT Cidadão e site do Detran

A renovação deve ser feita até 30 dias após vencimento do documento

Mato Grosso - 27/03/2024

Governo de MT lança novo sistema CAR Digital para agilizar análise dos cadastros de imóveis rurais

Sistema utiliza tecnologia de imagens de satélites para apontar e gerar ao produtor o Cadastro Ambiental Rural

Mato Grosso - 25/03/2024

Reeducandos confeccionam 50 mil uniformes para escolas militares e do sistema prisional

Iniciativa ocorre através de um termo de cooperação entre Sesp, Funac e Seduc

Mato Grosso - 22/03/2024

PIB de Mato Grosso cresceu três vezes mais que o do país em 2023

Os dados são do relatório Resenha Regional do Banco do Brasil, divulgado neste mês de março

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-03-29 05:25:10' and cat='26' and cod_mega!='2479' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!