Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Cuiabá avança, mas segue em baixa posição no ranking do saneamento

Entre as 100 maiores, Cuiabá é a 70ª cidade em qualidade de saneamento

MATO GROSSO | 04/05/2015 - 13:23:19

Apesar de avanços, capital ainda ocupa baixa posição no ranking.

Mesmo após a realização de parte das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e outras intervenções, Cuiabá continua ocupando baixas posições no ranking de qualidade do sistema de saneamento básico feito anualmente pelo Instituto Trata Brasil. Com base em dados de 2013 do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), o mais recente levantamento do instituto, divulgado na última semana, ano apontou Cuiabá ainda na segunda metade da lista, na 70ª posição entre as 100 maiores cidades brasileiras.

A colocação representa uma leve melhora nas condições do saneamento da cidade, segundo a pesquisa. Isso porque quando a metodologia atual começou a ser aplicada (no levantamento de 2013  com base nos dados oficiais de 2011), a capital foi classificada como a 80ª cidade entre as 100 maiores do Brasil em qualidade de saneamento. No ano seguinte, subiu para a 73ª colocação. Agora, novas posições foram conquistadas, mas o cenário continua distante do ideal.

Entre as capitais, Cuiabá só supera cidades das regiões Nordeste e Norte (Natal, Maceió, São Luís, Rio Branco, Teresina, Manaus, Belém, Macapá e Porto Velho, última colocada entre as 100 maiores cidades), sendo superada pelas vizinhas de Centro-Oeste - Goiânia é a terceira melhor capital no ranking (na 28ª colocação), seguida por Campo Grande (32ª) e, mais abaixo, por Brasília (36ª).

Palmas não aparece no ranking por, apesar de ser uma capital, não estar no grupo das 100 maiores cidades, liderado por Franca (SP). Já a melhor das capitais em saneamento é Curitiba, que ficou com a 5ª posição do ranking do Trata Brasil.

Com mais de 569 mil habitantes, a capital mato-grossense aparece com atendimento de 93% da população pela rede de água, mas seu ponto fraco é evidente na rede de coleta e tratamento de esgoto: Cuiabá atende a apenas 35,5% da população com coleta de esgoto e trata apenas 28% do volume total.

 

Várzea Grande
Única cidade mato-grossense além da capital no grupo das 100 maiores do Brasil, a cidade de Várzea Grande, na região metropolitana de Cuiabá, ficou com uma das dez piores posições no ranking do saneamento. Com 262.880 mil habitantes, a cidade ficou na 95ª posição.

Várzea Grande atende a 98,26% da população com a rede de água, mas coleta o esgoto de apenas 16,7% da população e trata só 15% do volume. Piores que Várzea Grande no ranking, só Macapa, Jaboatão dos Guararapes (PE), Ananindeua (PA), Santarém e Porto Velho.


Fonte: G1 MT


Mato Grosso - 19/04/2024

Governo nomeia 201 servidores para reforçar a Segurança Pública de MT

Foram nomeados agentes penitenciários, peritos, papiloscopistas e agentes socioeducativos

GOVERNO - 18/04/2024

Governador reforça defesa da perda de terra para quem desmatar ilegalmente

De acordo com o governador, a legislação brasileira é frouxa e não tem sido capaz de coibir a prática dos crimes ambientais.

Mato Grosso - 16/04/2024

Venda da carne mato-grossense no exterior aumenta 25% mas preço cai 5%

China mantém-se como principal compradora; preços de boi gordo são sustentados

Mato Grosso - 11/04/2024

MT ultrapassa meta do PNAE na aquisição de produtos da agricultura familiar para alimentação escolar

Atualmente, 34,8% dos recursos de fundo nacional é usado para comprar alimentos da produção familiar

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-04-20 08:27:22' and cat='26' and cod_mega!='1275' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!