Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Com diplomas falsos, golpista dá aulas em faculdade e é preso em MT

Homem também dava aulas em escola da PM desde 2014 e foi descoberto

MATO GROSSO | 23/05/2016 - 12:00:41

Um homem que se passava por professor de Sociologia foi preso, nesta segunda-feira (23), durante uma operação conjunta entre as polícias Civil e Militar. O suspeito, Alacir Gonçalves de Arruda, de 46 anos, dava aulas na Escola Superior de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Esfap), da Polícia Militar, e também estaria ministrando aulas em uma faculdade particular de Cuiabá, tendo conquistado os cargos por meio de diplomas falsos.

Segundo a polícia, ele responde a inquérito por crime de estelionato e deve ser pedido o ressarcimento ao erário, uma vez que o suspeito recebeu cerca de R$ 80 mil para ministrar aulas na Esfap.

De acordo com o delegado Anderson Veiga, da Delegacia Especializada em Crimes Fazendários (Defaz), que conduz o inquérito, o suspeito será interrogado sobre a origem dos certificados falsos e as instituições com as quais ele possui vínculo empregatício serão oficializadas da situação, para saber as documentações apresentadas e as quantias recebidas por cada serviço.

O falso professor foi preso em sua casa, no Bairro CPA III. No local, os policiais da apreenderam os falsos certificados de graduação e doutorado que estavam em nome das universidades federais de Mato Grosso (UFMT) e doRio Grande do Sul (UFRS). As duas instituições negaram à polícia que haviam emitido certificados em nome do professor.

No currículo do falso professor, também constavam certificados de cursos feitos na Escola de Sargentos das Armas, em São Paulo, e Escola Militar Agulhas Negras, no Rio de Janeiro, e as instituições também negaram que o suspeito tenha sido certificado por elas.

De acordo com as investigações, as suspeitas sobre o falso professor tiveram início após ele se credenciar para ministrar aulas de sociologia na escola da PM, localizada na entrada de acesso ao distrito de Nossa Senhora da Guia, em Cuiabá. Ele já havia ministrado aulas no ano de 2014 para a 1ª turma do curso e, durante as aulas à segunda turma, a escola começou a desconfiar e passou a checar as credenciais do contratado.

Segundo o subcomandante da Esfap, major Luiz Fernando Oliveira Dias, o falso professor argumentava muito bem e, quando conversava, “demonstrava algum conteúdo da área”. “ No entanto, em avaliação recente, os alunos questionaram o conhecimento dele e então fizemos alguns levantamentos e descobrimos os certificados falsos”, disse.


Fonte: G1 MT


Mato Grosso - 19/04/2024

Governo nomeia 201 servidores para reforçar a Segurança Pública de MT

Foram nomeados agentes penitenciários, peritos, papiloscopistas e agentes socioeducativos

GOVERNO - 18/04/2024

Governador reforça defesa da perda de terra para quem desmatar ilegalmente

De acordo com o governador, a legislação brasileira é frouxa e não tem sido capaz de coibir a prática dos crimes ambientais.

Mato Grosso - 16/04/2024

Venda da carne mato-grossense no exterior aumenta 25% mas preço cai 5%

China mantém-se como principal compradora; preços de boi gordo são sustentados

Mato Grosso - 11/04/2024

MT ultrapassa meta do PNAE na aquisição de produtos da agricultura familiar para alimentação escolar

Atualmente, 34,8% dos recursos de fundo nacional é usado para comprar alimentos da produção familiar

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-04-19 17:34:09' and cat='26' and cod_mega!='2604' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!