Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Cerca de 300 pessoas participam da audiência pública sobre trânsito

Estacionamentos foi o ponto alvo de reclamações durante o encontro

ÁGUA BOA | 05/06/2014 - 07:52:07

270 pessoas participaram da audiência pública sobre o trânsito na em Água Boa na terça-feira 03 de junho e cerca de 30 alunos do EJA da Escola Estadual 9 de Julho foram até a portaria e não entraram onde foram liberados pela professora devido a superlotação da Câmara. Muitas pessoas assistiram o debate no parlamento de pé. A mesa das autoridades foi composta pelo presidente da Câmara e autor da iniciativa vereador José Arí Zandoná, vereador coautor Luiz César de Lara (Cesinha), prefeito Mauro Rosa da Silva, promotores de justiça Dr. Francisco Gomes de Souza Junior e Dra. Clarissa Cúbis de Lima Canan, defensor público do Wendel Renato Cruz, tenente coronel PM comandante do 13° CR Jorge Luiz de Magalhães e o secretário de administração Luiz Omar Piquetti.

 

Participaram da audiência o vice-prefeito lírio Maggioni, vereadores, secretários municipais, presidentes da ACEAB, CDL, OAB, Sindicato Rurais e empresários em geral. Foram quase 4 horas de perguntas e respostas sobre a questão do trânsito em Água Boa e das últimas ações da fiscalização dos últimos dias. A reclamação da maioria seria com relação aos estacionamentos sobre as calçadas construídos em alguns casos a mais de 30 anos, ou seja, desde o início da colonização que deu origem a cidade.

 

Os presidentes da OAB, ACEAB e CDL usaram da palavra e questionaram a falta de informação e principalmente que as calçadas rebaixadas induziam ao erro.

 

Os empresários foram unânimes em dizer que não são e nem querem ser foras da Lei, porém, não foram notificados pela prefeitura com data limite para fazerem as adequações. Muitos comerciantes disseram estar prejudicados e perdendo clientes. E são essas empresas que geram empresa e renda e é sustentáculo do desenvolvimento da cidade e estão prejudicadas.

 

Também uma aluna do EJA falou em nome da escola 9 de Julho reclamou que os policiais militares estão multando os pais por levarem as crianças de moto para as creches e escolas infantis, questionou que a prefeitura deveria colocar ônibus para o transporte das crianças dos bairros até a escola, haja vista que muitos pais não tem condições de compra carro para o transporte dos filhos.

 

Outro empresário disse que foi multado por estar estacionado em frente ao Banco do Brasil e a arenado lado da praça em frente ao espaço cultural José Elmo Kuhn ao lado de um ponto de Táxi.

 

“Se a prefeitura deu alvará para o ponto de Táxi como que o estacionamento lá é proibido” disse revoltado.

 

Um proprietário de um hotel apresentou várias multas e disse que seu estabelecimento foi construído já deixando metragem adequada para o estacionamento e há 15 dias em um sábado os hóspedes foram multados.

 

Também um senhor questionou que os policiais usam a calçada atrapalhando os perdestes e em canteiros, que crianças andam de bicicletas elétricas até na contramão em velocidade de até 60 km e ninguém faz nada. Nestes dois casos o cel. Jorge Luiz justificou que a legislação permite os policiais ficarem em pontos estratégicos com mais visibilidade para inibir a criminalidade e que não existe legislação com relação às bicicletas.

 

Todos os questionamentos foram respondidos pelas autoridades dizendo que estão agindo dentro da Lei que está em vigor desde 1997, ou seja, a mais de 17 anos e os que se acharem prejudicados para questionarem na Justiça.

 

O prefeito Mauro Rosa da Silva juntamente com os vereadores a partir de agora irão buscar alternativas para quem sabe minimizar o problema.


Fonte: Água Boa News


Mato Grosso - 28/03/2024

Motorista pode solicitar renovação de CNH pelo MT Cidadão e site do Detran

A renovação deve ser feita até 30 dias após vencimento do documento

Mato Grosso - 27/03/2024

Governo de MT lança novo sistema CAR Digital para agilizar análise dos cadastros de imóveis rurais

Sistema utiliza tecnologia de imagens de satélites para apontar e gerar ao produtor o Cadastro Ambiental Rural

Mato Grosso - 25/03/2024

Reeducandos confeccionam 50 mil uniformes para escolas militares e do sistema prisional

Iniciativa ocorre através de um termo de cooperação entre Sesp, Funac e Seduc

Mato Grosso - 22/03/2024

PIB de Mato Grosso cresceu três vezes mais que o do país em 2023

Os dados são do relatório Resenha Regional do Banco do Brasil, divulgado neste mês de março

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-03-28 17:17:30' and cat='26' and cod_mega!='204' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!