Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Caso de Raiva Bovina identificado em Querência

PECUÁRIA | 15/03/2021 - 20:30:05

Um novo caso de Raiva Bovina foi identificado no Médio Araguaia. O foco foi notificado na segunda semana de março, no município de Querência – MT, a apenas 2 km da área urbana do município. A informação é da unidade local do Indea (Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso).

O município, que possui rebanho bovino superior à 110 mil animais, teve seu último caso de Raiva Bovina registrado em 2017. Conforme a médica veterinária do Indea, Elisangela dos Santos, o caso atual foi identificado a partir de um informe do próprio produtor.

“Fomos informados pelo produtor que estava havendo mortalidade em sua propriedade. Estivemos no local e fizemos o trabalho de vigilância epidemiológica. Nós aguardamos o óbito do animal suspeito e assim que ele veio à óbito, encaminhamos amostra para o laboratório oficial em Cuiabá, onde foi constatado a doença”, explica.

O último caso de Raiva registrado no Médio Araguaia foi no dia 19 de fevereiro em Agua Boa – MT.

O Indea, na oportunidade, pede que todos as propriedades o raio de 10 km do foco realizem a vacinação do rebanho contra Raiva e a revacinação após 30 dias . Após as aplicações, o produtor deve apresentar Nota Fiscal das vacinas no Instituto.

Sobre a raiva Bovina

O vírus, no ambiente urbano, é propagado por cães e gatos. Já no meio rural, pelo morcego. A raiva é uma zoonose e o principal transmissor nos herbívoros é o morcego hematófago da espécie “Desmodus rotundus”, que contaminado pelo vírus, elimina o micro-organismo pela saliva nos bovinos. O Indea é o órgão responsável pelo programa estadual de controle da raiva em herbívoros, procedendo com a fiscalização de propriedades, captura e tratamento do morcego hematófago, como forma de diminuir a população do transmissor. A doença não tem cura ou tratamento. Uma vez contaminado, o animal vai a óbito, justificando o cuidado no manejo do rebanho.

Como é a doença no gado?
* Andar cambaleante
*Paralisia das pernas traseiras e dianteiras
*Prostração e por fim a morte
*Alguns animais parecem que estão engasgados mas na verdade já é a manifestação da doença. Não coloque a mão!
*Agressividade
*Salivação excessiva


Fonte: AGRNotícias


GOVERNO - 18/04/2024

Governador reforça defesa da perda de terra para quem desmatar ilegalmente

De acordo com o governador, a legislação brasileira é frouxa e não tem sido capaz de coibir a prática dos crimes ambientais.

Mato Grosso - 16/04/2024

Venda da carne mato-grossense no exterior aumenta 25% mas preço cai 5%

China mantém-se como principal compradora; preços de boi gordo são sustentados

Mato Grosso - 11/04/2024

MT ultrapassa meta do PNAE na aquisição de produtos da agricultura familiar para alimentação escolar

Atualmente, 34,8% dos recursos de fundo nacional é usado para comprar alimentos da produção familiar

Mato Grosso - 10/04/2024

Boletos do IPVA 2024 podem ser gerados antes do prazo de vencimento

Imposto vence no mês de maio e pode ser pago à vista, com desconto de 10%, ou parcelado em até oito vezes

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-04-18 11:42:43' and cat='26' and cod_mega!='5573' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!