Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Aulas são suspensas após ataques em escola de Várzea Grande (MT)

Escola Professora Lúcia Leite Rodrigues tem sido alvo de gangues. Diretora disse que alunos não vão às aulas e pais estão com medo.

EDUCAÇÃO | 05/08/2014 - 10:51:00

A insegurança e o medo provocado pelos constantes assaltos e atos de vandalismo na Escola Municipal Professora Lúcia Leite Rodrigues, em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, fizeram com que as aulas fossem suspensas por pelo menos dois dias para que providências sejam tomadas. Nesta terça (5) e quarta-feira (6), professores, alunos e os pais dos estudantes pretendem realizar manifestações contra a onda de violência na escola, localizada no Bairro Novo Mato Grosso, antigo 13 de Setembro.

“Vamos pedir a paz e requerer que acabe essa onda de criminalidade que atinge a escola. Muitos alunos nem estão frequentando as aulas com medo e os pais estão com receio de deixar os filhos aqui. Constantemente a escola tem sido invadida, assaltada, arrombada. Já registrei mais de três boletins de ocorrência na delegacia, nos últimos meses”, relatou a diretora Rosana Fátima de Almeida. Ela explica que a suspensão das aulas foi uma medida emergencial para que a situação seja analisada junto à Secretaria Municipal de Educação.

A Secretaria de Educação de Várzea Grande informou que já tem conhecimento da situação na escola e que deve buscar medidas para garantir a segurança de estudantes e professores da Escola Municipal Professora Lúcia Leite Rodrigues.

 

Reunião e manifestação
De acordo com a diretora, os professores vão se reunir com os pais dos alunos, na manhã desta terça, na escola. No período da tarde, a comunidade e os educadores devem realizar uma manifestação, com faixas e cartazes na frente da escola, na Avenida Várzea Grande. Já na quarta, conforme Rosana Almeida, os professores e os pais dos alunos devem ir até a Secretaria de Educação em busca de soluções contra a criminalidade na região.

Rosana conta que na sexta-feira (1º) um grupo de adolescentes invadiu a escola e quebrou vidros das salas de aula, no momento em que os alunos estavam dentro. Os menores arremessaram pedras e ainda tentaram destruir as portas da escola. “Foi um momento de terror. Tumulto, gritaria e os estudantes correndo de um lado para o outro. Ainda bem que as pedras não atingiram ninguém”, destacou.

Ela conta ainda que tentou interromper a ação dos adolescentes, mas não adiantou. No mês anterior, segundo a diretora, adolescentes arrombaram a escola e todos os computadores foram levados. Também houve o caso de uma professora que foi abordada por bandidos quando deixava a unidade escolar e quase foi vítima de sequestro. 

Rosana frisa que encaminhou ofícios à Secretaria e à Polícia Militar solicitando equipes de policiais para rondas no bairro. Nesta segunda-feira, ela contou que se reuniu com representantes da PM na escola, que garantiram reforçar a segurança. A escola municipal possui atualmente 415 alunos, entre o período matutino e vespertino, do ensino fundamental.


Fonte: G1 MT


GOVERNO - 18/04/2024

Governador reforça defesa da perda de terra para quem desmatar ilegalmente

De acordo com o governador, a legislação brasileira é frouxa e não tem sido capaz de coibir a prática dos crimes ambientais.

Mato Grosso - 16/04/2024

Venda da carne mato-grossense no exterior aumenta 25% mas preço cai 5%

China mantém-se como principal compradora; preços de boi gordo são sustentados

Mato Grosso - 11/04/2024

MT ultrapassa meta do PNAE na aquisição de produtos da agricultura familiar para alimentação escolar

Atualmente, 34,8% dos recursos de fundo nacional é usado para comprar alimentos da produção familiar

Mato Grosso - 10/04/2024

Boletos do IPVA 2024 podem ser gerados antes do prazo de vencimento

Imposto vence no mês de maio e pode ser pago à vista, com desconto de 10%, ou parcelado em até oito vezes

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-04-18 19:30:27' and cat='26' and cod_mega!='440' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!