Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Após ser solto, ex-secretário de MT vai à Justiça sem escolta para depor

Éder Moraes passou mais de 80 dias preso por suspeita de crime financeiro. Ex-secretário foi investigado durante a operação Ararath, da Polícia Federal.

MATO GROSSO | 14/08/2014 - 15:28:53

O ex-secretário de estado Éder Moraes chegou por volta das 13h30 à sede da Justiça Federal em Cuiabá para prestar depoimento como réu sobre o processo originário da operação Ararath, da Polícia Federal, que apurou crimes contra o sistema financeiro, fraudes e lavagem de dinheiro. Livre desde o último sábado (9), após passar 81 dias preso, Moraes chegou com o próprio carro, vestindo terno e gravata, e disse que não deve se pronunciar enquanto a ação estiver em andamento.

"Em respeito à Justiça Federal, em respeito ao processo, não vou declarar absolutamente nada até o trânsito em julgado [da ação]", disse Moraes aos jornalistas presentes à Justiça Federal. Essa foi a primeira vez que ele se apresentou para prestar depoimento sobre esse caso sem escolta da Polícia Federal e entrando pela porta da frente. 

Ao todo, entre quinta e sexta-feira passadas, Moraes prestou depoimento por cerca de 12 horas ao juiz Jeferson Schneider, da 5ª Vara Federal. Ainda precisam ser ouvidos a esposa do ex-secretário, Laura Tereza da Costa Dias, e o superintendente regional do BicBanco em Mato Grosso, Luiz Carlos Cuzziol, que também são réus nessa ação.

Vivaldo Lopes, ex-secretário-adjunto de Fazenda do estado, também era réu nesse processo, mas a Justiça determinou o desmembramento da ação e, agora, ele deverá ser julgado em separado.

Conforme as investigações da PF e do MPF, Moraes fez parte de um esquema de transações financeiras que operou no estado desde 2005 que tinham como objetivo atender aos interesses do grupo político do ex-secretário estadual de Fazenda. Também faria parte do caso o empresário Gercio Marcelino Menonça Júnior, conhecido como Júnior Mendonça. Na condição de delator premiado, ele detalhou à PF e ao MPF como funcionava o esquema.


Fonte: G1 MT


Mato Grosso - 19/04/2024

Governo nomeia 201 servidores para reforçar a Segurança Pública de MT

Foram nomeados agentes penitenciários, peritos, papiloscopistas e agentes socioeducativos

GOVERNO - 18/04/2024

Governador reforça defesa da perda de terra para quem desmatar ilegalmente

De acordo com o governador, a legislação brasileira é frouxa e não tem sido capaz de coibir a prática dos crimes ambientais.

Mato Grosso - 16/04/2024

Venda da carne mato-grossense no exterior aumenta 25% mas preço cai 5%

China mantém-se como principal compradora; preços de boi gordo são sustentados

Mato Grosso - 11/04/2024

MT ultrapassa meta do PNAE na aquisição de produtos da agricultura familiar para alimentação escolar

Atualmente, 34,8% dos recursos de fundo nacional é usado para comprar alimentos da produção familiar

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-04-19 22:29:07' and cat='26' and cod_mega!='478' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!