Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Gaúcha do Norte,19 de Outubro de 2021 - Terça Feira

AL aprova retorno das aulas presenciais em escolas e universidades de MT

Educação foi reconhecida como serviço essencial, após intenso debate dos parlamentares. Lei vai a sanção do governador Mauro Mendes

EDUCAÇÃO | 06/04/2021 - 10:13:16


A Assembleia Legislativa de Mato Grosso aprovou nesta segunda-feira (5) o projeto de lei que reconhece as atividades educacionais como essenciais enquanto durar a pandemia.

Pela manhã, houve um manifesto simbólico de mães e empresárias do ramo de educação infantil em defesa da aprovação da proposta. Elas se reuniram em frente ao prédio do Legislativo.

Na prática, a aprovação do projeto significa permitir a reabertura das instituições de ensino públicas e privadas nos 141 municípios de Mato Grosso. Mas a lei ainda depende da sanção do governador Mauro Mendes (DEM) para entrar em vigor.

Se for sancionada, ela vai favorecer as unidades das redes pública e privada de ensino municipal, estadual e federal, desde a educação infantil até o ensino técnico e superior.

O projeto de lei original – o 172/2021 -, de autoria do deputado Wilson Santos (PSDB), foi apensado ao projeto 21/2021, do deputado Elizeu Nascimento.

Houve apenas seis votos contrários à proposta dos seguintes deputados: Eduardo Botelho (DEM), Valmir Moretto (Republicanos), Lúdio Cabral (PT), Allan Kardec (PDT), Dr. Gimenez (PV) e Dr. Eugênio (PSB).

 

Educação em risco

Presidente da Comissão de Educação, Wilson Santos discursou em favor da própria sugestão. Defendeu que a lei já vigora em outros Estados do país, como Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e citou dados que embasam seus argumentos.

Os pobres não tem computador. A única alternativa é a aula presencial. O ensino on-line patrocina à distância social. O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Universidade de Zurique, na Suíça, realizaram estudos de que países em desenvolvimento têm desempenho muito melhor com as escolas em pleno funcionamento, desde que respeitada as medidas sanitárias. Não estamos nos baseando em achismo”, disse.

A deputada Janaína Riva (MDB) também saiu em defesa do retorno às aulas presenciais, citando baixo risco de contaminação em unidades escolares, diante do cumprimento já comprovado das medidas sanitárias.


Fonte: Portal Livre

MATO GROSSO - 17/10/2021

Acidente na BR-158 deixa 4 mortos neste domingo (17)

Acidente foi registrado à 15 km de Ribeirão Cascalheira – MT sentido Confresa – MT

MATO GROSSO - 17/10/2021

Homem tenta matar irmã e sobrinho a facadas em Canarana (MT) neste sábado (16)

Homem tentou fugir em uma motocicleta, mas foi derrubado do veículo por um dos agentes, que o imobilizou e prendeu.

CANARANA - 09/10/2021

Temporal destrói barracão de armazém em Canarana – MT

Árvores foram quebradas com o vento, bem como outdoors e placas por toda a cidade

GOVERNO - 05/10/2021

Governo de MT publica novo decreto e mantém obrigatoriedade do uso da máscara

Decisão veio por conta da diminuição de casos da COVID-19

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2021-10-19 02:35:06' and cat='26' and cod_mega!='5623' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!