Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Gaúcha do Norte,19 de Outubro de 2021 - Terça Feira

Senar-MT leva capacitação para comunidade indígena se desenvolver na agricultura em Gaúcha do Norte

As capacitações foram ofertadas entre 20 de setembro e 1º de outubro

Gaúcha do Norte | 07/10/2021 - 23:30:16


Com o objetivo de iniciar no ramo da agricultura, moradores das Terras Indígenas Batovi e Parque do Xingu aprenderam a operar e a fazer manutenção em tratores agrícolas. As capacitações foram ofertadas pela parceria entre Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e o Sindicato Rural de Gaúcha do Norte, entre 20 de setembro e 1º de outubro, após a Fundação Nacional do Índio (Funai) doar o trator à comunidade.

Segundo a participante, Aianuke Waura, a ideia é implantar lavouras nas terras. “A gente quer plantar milho e arroz para termos a nossa própria autonomia e liberdade. Além disso, o curso também está ensinando os jovens a aprenderem um trabalho”, afirmou.

O participante Aulahu Waura contou que a expectativa era grande e está ansioso para começar o trabalho no ramo. “A gente estava esperando esse curso e esse trator vai ajudar muito. A nossa esperança é trabalhar com agricultura e por isso estamos muito agradecidos pelo apoio do Senar-MT que nos ensinou”, destaca.

Com o equipamento e a capacitação, os participantes estão aptos a entrar no mercado de trabalho agrícola. “A iniciativa visa preparar os indígenas com a capacitação necessária para os mesmos exercerem as suas capacidades técnicas no contexto agrícola regional. Também vai ajudar aqueles que desejam iniciar atividades e empreendimentos dentro de suas terras”, afirmou André Luiz Schilling, responsável da Funai na região.

O Supervisor do Senar-MT da Regional de Querência, Kleber Muller, esteve presente no local junto a representantes da Funai. Segundo ele, a parceria foi primordial para que a comunidade possa se desenvolver na agricultura. “Esse curso foi muito importante, porque eles aprenderam a operar o equipamento desde o básico. Queremos ofertar outras capacitações para atender a demanda tanto dessa aldeia quanto das demais aldeias na região leste, que também pretendem iniciar plantios com maquinários”.

Para conhecer os cursos disponíveis em cada região, basta entrar em contato com o Sindicato Rural de cada município.


Fonte: AGRNotícias

POLÍCIA - 18/10/2021

Polícia Militar de Gaúcha do Norte alerta população quanto a golpes virtuais

Dica de segurança, não seja vítima de estelionato virtual

POLÍCIA - 18/10/2021

Polícia Militar registra ocorrência de ameaça em Gaúcha do Norte

Vizinho foi ameaçado com foice na Vila Mandioca

POLÍCIA AMBIENTAL - 18/10/2021

Pescado ilegal e rede de pesca são apreendidos no rio Culuene em Gaúcha do Norte

Operação conjunta foi desenvolvida pela 2ª Cia Independente de Polícia Militar de Proteção Ambiental e SEMA

EMPREENDIMENTO - 18/10/2021

Espaço Juliana Arôca traz para Gaúcha do Norte tratamentos estéticos com luz pulsada

O espaço fica localizado na Rua Santa Helena, Centro, anexo a Onico Estética e Podologia

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2021-10-19 01:34:53' and cat='30' and cod_mega!='5895' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!