A classe produtora de Gaúcha do Norte se reuniu no último sábado (20), para prestigiar o Dia de Campo realizado pela empresa Sementes Estrela do Cerrado na fazenda Sopro do Minuano I, propriedade do Engenheiro Agrônomo Elton Hamer. Foram parceiros do evento, Masutti Sementes e TMG - Tropical Melhoramento e Genética.
Evento de grande importância para o município e para a agricultura da região, o Dia de Campo contou com a presença do secretário-adjunto de Agricultura Econômica da Sedec, Alexandre Possebon e dos diretores da TMG, Paulo Afonso Takao Watanabe , José Francisco Martins e Nelson Rodrigues.
Após o café da manhã, quatro grupos foram formados e diferentes cultivares de soja da TMG foram apresentadas conforme seus pontos fortes, características e demais peculiaridades. Foram pauta no dia de campo as cultivares da TMG, 1180 RR, 2179 IPRO, 2181 IPRO, 2183 IPRO, 133 RR, 2185 IPRO e 132 RR.
Com apresentação concluída o evento continuou na sede do CTG com palestra ‘Gestão para qualidade e produtividade em sementes de soja’ ministrada por Elton Hamer. Na apresentação pontos como programas de gestão de qualidade adotados pelo produtor de sementes TMG, a necessidade do controle de temperatura de armazenagem da semente, assim como a importância do produtor analisar a origem e pureza genética da semente para a implantação no campo foram repassados aos presentes. “A TMG é uma empresa mato-grossense e vem para resolver problemas regionais”, apontou.
O coordenador de produção de sementes da TMG, Paulo Afonso relatou sobre a presença no evento. “Para a TMG o evento dá a oportunidade de mostrar os materiais para o agricultor e fazer um método demonstrativo real, através de áreas implantadas pelo próprio produtor que mostra o comportamento das variedades na realidade de Gaúcha do Norte. Conversamos com os produtores, repassamos a característica de cada material, analisamos o comportamento do material na região e mapeamos o material de acordo com época de plantio, quantidade de plantas por metro, entre outros pontos”.
O produtor Rodolfo Aernoudts da fazenda Flor de Lis recomenda as cultivares TMG baseado na boa qualidade das sementes. Rodolfo é multiplicador da empresa, 80% da área total de 5.200 hectares são ocupados por sementes TMG, onde sua produtividade varia entre 60 e 70 sacas por hectare plantado.
O secretário-adjunto falou sobre sua presença no Dia de Campo e repassou o recado do Estado quanto a situação de emergência decretada pelo município em dezembro de 2015, devido a estiagem.
VIDEO
Comprovando todas as informações repassadas no evento, os números de produtividade de sementes TMG foram apresentados e o produtor e agrônomo Elton Hamer relatou sobre o Dia de Campo.
VIDEO
Fonte: Redação: Cely Trevisan
SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-12-09 06:36:56' and cat='30' and cod_mega!='2220' ORDER BY publicacao DESC limit 4