Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Relatório das Forças Armadas não descarta possibilidade de fraude nas urnas

Documentou aumentou a desconfiança sobre o processo eleitoral brasileiro

ELEIÇÕES 2022 | 10/11/2022 - 06:17:28

Ministério da Defesa enviou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na quarta-feira (9), o relatório do trabalho de fiscalização do sistema eletrônico de votação, realizado pela equipe de técnicos militares das Forças Armadas. Segundo o documento, o Tribunal impossibilitou uma análise mais detalhada dos códigos-fonte das urnas eletrônicas. Além disso, os militares apontaram falhas nos mecanismos de fiscalização do sistema no momento da votação. 

“Do trabalho realizado, destaco dois pontos. Primeiro, foi observado a ocorrência de acesso à rede, durante a compilação do código-fonte e consequente geração dos programas (códigos binários), pode configurar relevante risco à segurança do processo. Segundo, dos testes de funcionalidade, realizados por meio do teste de Integridade e do Projeto-Piloto com Biometria, não é possível afirmar que o sistema eletrônico de votação está isento da influência de um eventual código malicioso que possa alterar o seu funcionamento”, destacou o ministro da defesa, Paulo Sérgio Nogueira.

Sobre os códigos-fonte, os militares pontuaram que “foram autorizadas somente análises estáticas, ou seja, foi impossibilitada a execução dos códigos-fonte, fato que teve por consequência a não compreensão da sequência de execução de cada parte do sistema, bem como do funcionamento do sistema como um todo”.

Ainda de acordo com o relatório, “não foi autorizado o acesso as sistema de controle do SEV (sistema eletrônico de votação), o que inviabilizou a comparação da versão compilada com a versão fiscalizada”. “Não há certeza de que o código presente nas urnas é exatamente o que foi verificado”, disseras as Forças Armadas.

Os militares frisaram também que “não foi concedido acesso às bibliotecas de software desenvolvidas por terceiros e referenciadas no código-fonte, limitando o entendimento do sistema inspecionado.”. “As restrições à fiscalização no ambiente de análise dificultaram a inspeção de um sistema complexo que possui mais de 17 milhões de linhas de código fonte”.

Nogueira solicitou à corte eleitoral atender a dois pedidos realizados pelos militares: realizar uma investigação técnica para melhor conhecimento do ocorrido na compilação do código-fonte e de seus possíveis efeitos e promover a análise minuciosa dos códigos binários que efetivamente foram executados nas urnas eletrônicas.

TSE nega existência de fraude

O presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, divulgou um comunicado logo após o recebimento do relatório. Segundo ele, o documento do Ministério da Defesa, assim como o de outras entidades fiscalizadoras, “não apontou a existência de nenhuma fraude nas urnas eletrônicas e no processo eleitoral de 2022.

“As sugestões encaminhadas para aperfeiçoamento do sistema serão oportunamente analisadas. O TSE reafirma que as urnas eletrônicas são motivo de orgulho nacional, e que as Eleições de 2022 comprovam a eficácia, a lisura e a total transparência da apuração e da totalização dos votos.”


Fonte: Passando a Régua - Edição


ESPORTE - 12/11/2025

Atletas de Gaúcha do Norte embarcam para o Panamericano de Karatê 2025 em Natal (RN)

Dez jovens entre 9 e 17 anos representarão o município em competição internacional que reunirá atletas de todo o continente, de 20 a 23 de novembro.

EVENTO - 11/11/2025

Com shows e almoço tradicional, Gaúcha do Norte comemora 30 anos de história

Festa será realizada de 21 a 23 de novembro, com shows noturnos e almoço comemorativo no domingo

ASSISTÊNCIA SOCIAL - 11/11/2025

Vovôs e vovós de Gaúcha do Norte embarcam para Barra do Garças em comemoração ao Dia do Idoso

Viagem é promovida pela Prefeitura por meio da Secretaria de Assistência Social e celebra com alegria e integração a melhor idade

CIDADE - 05/11/2025

Evento “Mulheres em Campo” valoriza o protagonismo feminino e contará com feira de produtores locais em Gaúcha do Norte

Iniciativa do Sindicato Rural, SENAR-MT e Prefeitura será realizada nesta quinta-feira (6), a partir das 19h, na Praça Municipal

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2025-11-18 07:05:04' and cat='30' and cod_mega!='6773' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!