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Primeira reunião do Núcleo Aprosoja de 2025 discute demandas de infraestrutura e logística em Gaúcha do Norte

Evento reuniu produtores e lideranças para abordar avanços em rodovias e ferrovias essenciais para o desenvolvimento regional

APROSOJA | 21/01/2025 - 10:43:56

Na noite da última segunda-feira (20), o Sindicato Rural de Gaúcha do Norte foi palco da primeira reunião do Núcleo Aprosoja Mato Grosso de 2025. O encontro, que reuniu associados, delegados e lideranças, trouxe atualizações sobre projetos de infraestrutura e logística fundamentais para a produção e o desenvolvimento regional.

A reunião foi dividida em apresentações e discussões sobre temas cruciais. A primeira abordagem foi realizada pela Comissão de Relacionamento, que trouxe informações sobre os projetos em andamento e atualizações sobre a Moratória da Soja. Já a segunda parte do encontro focou em obras de infraestrutura, como rodovias e ferrovias que impactam diretamente o escoamento da produção agrícola.

Rodovias federais em pauta

O Coordenador de Logística, Orlando Vila, destacou os avanços e desafios relacionados às rodovias federais. Sobre a BR-242, ele informou que houve alteração no traçado entre Santiago do Norte e Gaúcha do Norte devido à presença das cavernas indígenas Kamakáquá. “Esse novo traçado está em processo de aprovação pelo IBAMA, e aguardamos o parecer para seguir com as obras”, explicou.

Já na BR-158, foi anunciada a emissão da licença de instalação pelo IBAMA para o trecho de Luizinho até Alto Boa Vista, complementando os 12 quilômetros já iniciados em 2024. “Além desses 12 quilômetros, mais 86 quilômetros devem entrar em obras em 2025, no contorno da terra indígena Manauata-Sede”, acrescentou.

A BR-080, importante ligação entre Mato Grosso e Goiás, também foi tema de debate. Segundo Orlando, a rodovia ainda depende das licenças prévia e de instalação. “Essa estrada é fundamental para conectar Ribeirão Cascalheira, no Mato Grosso, a Luiz Alves, distrito de São Miguel do Araguaia, em Goiás”, destacou.

Rodovias estaduais e concessões

Entre as rodovias estaduais, foi abordada a concessão da MT-020, que liga Paranatinga à BR-158, passando por Canarana. O projeto prevê seis praças de pedágio ao longo dos 308 quilômetros. “A tarifa base para o leilão, previsto para março, é de R$ 12,63, podendo sofrer ajustes conforme os lances”, explicou o coordenador.

Outra iniciativa mencionada foi a pavimentação da MT-427, que liga Gaúcha do Norte ao entroncamento com a MT-020, próximo ao Bar da Dona Zélia. A obra, fruto de uma parceria entre o núcleo da Aprosoja de Gaúcha do Norte, de Canarana e a AMEX, está em fase de elaboração do projeto. “Gaúcha do Norte está custeando 46 quilômetros do projeto, enquanto Canarana arcará com 23 quilômetros. Isso demonstra a união dos municípios para viabilizar melhorias”, disse Orlando.

Também foi discutida a pavimentação da MT-326, trecho de 32 quilômetros que conecta o Posto Rei da Estrada a Nova Nazaré. No entanto, o projeto aguarda a conclusão do estudo do componente indígena das tribos Pimentel Barbosa e Ariões, cuja aprovação depende da FUNAI.

Ferrovias como solução logística

Outro destaque da reunião foi o andamento das obras ferroviárias. A Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO), que conectará Água Boa (MT) a Mara Rosa (GO), tem previsão de conclusão para abril de 2028. “Essa ferrovia permitirá que as cargas de Mato Grosso sejam transportadas até os portos de Santos (SP) e Itaqui (MA) pela Ferrovia Norte-Sul, ampliando as opções de escoamento”, destacou o coordenador.

A construção da Ferrovia Estadual Ferro Norte, pela Rumo Logística, também foi mencionada. A previsão inicial é que a ferrovia alcance a BR-070, entre Primavera do Leste e Campo Verde, até dezembro de 2025. Porém, o prazo pode ser estendido até 2027.

Relevância dos encontros

Essas reuniões, realizadas regularmente pelo Núcleo Aprosoja, são essenciais para manter os associados informados e engajados. “Esse espaço permite discutir demandas prioritárias para os produtores e alinhar estratégias que impactam diretamente o setor e o desenvolvimento de nossa região”, finalizou Orlando Vila.

O evento evidenciou a importância da colaboração entre produtores, lideranças e entidades na busca por soluções que promovam avanços estruturais e logísticos em Gaúcha do Norte e em todo o estado de Mato Grosso.

 


Fonte: Redação


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