Na presente data o comando da Polícia Militar com sede em Primavera do Leste deflagrou em toda sua circunscrição a operação “Riscando do Mapa”, a qual em síntese tem a missão precípua de pintar todas as pichações das cidades que fazem parte da nossa circunscrição.
Em Gaúcha do Norte, as ações estão sendo realizadas pela Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e parceria com a Secretaria de Obras da Prefeitura Municipal onde foi feito o levantamento dos locais de crime bem como os possíveis suspeitos e posteriormente foi feito a remoção das inscrições.
O ato de pichar ou sujar muros, residências, lojas, edificações no geral, qualquer que seja símbolo, frase, desenho, sem autorização do proprietário é crime, com pena de 3 (três) meses a 1 (um) ano de detenção e multa.
Devemos nos lembrar do poder simbólico que carregam essas pichações. Elas são capazes de gerar a sensação de impunidade, mexer com a autoestima dos moradores e ainda servem como exemplo negativo para crianças e adolescentes que estão em processo de formação biopsicossocial.
Não podemos nos calar. A desordem gera desordem. É fundamental a fiscalização por parte da população, realizando denúncias, com finalidade de coibir essas práticas na cidade.
Teoria das janelas Quebradas
“... se uma janela de um edifício for quebrada e não for reparada a tendência é que vândalos passem a arremessar pedras nas outras janelas e posteriormente passem a ocupar o edifício e destruí-lo. O que quer dizer que a desordem gera desordem, que um comportamento anti-social pode dar origem a vários delitos. Por isso, qualquer ato desordeiro, por mais que pareça insignificante, deve ser reprimido...”.
Fonte: PM
SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2025-01-22 08:17:06' and cat='30' and cod_mega!='5297' ORDER BY publicacao DESC limit 4