Representantes do município de Gaúcha do Norte estiveram reunidos na tarde de quarta-feira (13.07) junto ao vice-governador de Mato Grosso, Carlos Fávaro, e secretário de Infraestrutura (Sinfra), Marcelo Duarte, para tratar sobre a pavimentação de MT-129, que liga o município de Gaúcha do Norte a MT-020 (acesso a Paranatinga).
O projeto de pavimentação dos 120 quilômetros de estradas foi elaborado pela empresa JBS e entregue ao Sinfra no final do mês de abril. Está divido em dois lotes de 60 quilômetros cada. A obra está estimada em R$ 160 milhões e deve ser executada com recursos do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab).
No momento, O Sinfra realiza a análise do projeto e repassa os apontamentos que devem ser ajustados. Após a finalização desta etapa vem a retirada das licenças para a obra (onde o vice-governador se comprometeu em dar agilidade, uma vez que é o secretário interino da secretaria de Meio Ambiente). Posteriormente é aberto o processo licitatório e em seguida a contratação e ordem de serviço para início da obra. Segundo os representantes do estado, a expectativa é de que a obra de pavimentação seja iniciada no primeiro semestre de 2017.
Fávaro garantiu esforços integrados do Governo do Estado para viabilizar a obra de pavimentação, o asfalto nesta região é um compromisso do governador Pedro Taques.
Para o prefeito de Gaúcha do Norte, Nilson Francisco Aléssio, a obra deve marcar uma nova fase para todos os municípios próximos. Ele conta que o trecho necessário para integrar o município à capital é de 200 km, incluindo 80 km da MT-020 que já estão com obras em andamento.
“A rodovia é tão importante para nós que hoje, 80% dos produtos de Gaúcha do Norte passam por ela, que vai sentido a Primavera, Rondonópolis. Tem também a entrada de insumos e fertilizantes, além da importância da ligação com a capital”, explica o chefe do executivo municipal.
Ainda conforme Aléssio, Gaúcha do Norte planta cerca de 200 mil hectares, contabilizando cerca de oito milhões de sacas, que saem para ser comercializadas pela MT-129. A expectativa é que seja possível escoar a safra de 2017 pela rodovia pavimentada, conta.
Estiveram presentes também os deputados estaduais Ondanir Bortolini (Nininho), e Dilmar Dal’ Bosco.
Fonte: Da Redação: Cely Trevisan
SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-12-06 01:16:02' and cat='30' and cod_mega!='2804' ORDER BY publicacao DESC limit 4