A 6ª Edição da Expedição Araguaia Xingu começou hoje em Gaúcha do Norte, oferecendo à população uma ampla gama de serviços gratuitos nas áreas de saúde, cidadania e meio ambiente. A ação acontece nos dias 5 e 6 de novembro, na Escola Municipal Bem Me Quer, das 8h30 às 11h30 e das 13h às 17h. Organizada pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso e parceiros, a expedição visa aproximar serviços essenciais das comunidades mais distantes, proporcionando oportunidades de orientação, regularização de documentos e cuidados com a saúde.
Entre os serviços oferecidos, destacam-se segunda via de certidão de nascimento, emissão da carteria do autista, plastificação de documentos, aposentadoria, entrada de benefícios, orientações jurídicas e acordos realizados pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso, atividades de educação ambiental, doação de mudas frutíferas, além de atendimento a mulheres em situação de violência doméstica e regularização de títulos eleitorais pelo TRE. A população também conta com a confecção de boletins de ocorrência, feita pela Polícia Civil, e atividades recreativas promovidas pelo Corpo de Bombeiros. A Secretaria de Meio Ambiente está presente, oferecendo orientações sobre a conscientização e o manejo adequado de resíduos sólidos.
A primeira-dama de Gaúcha do Norte, Neusa Petrekic, celebrou a chegada da expedição e ressaltou a importância dos atendimentos que estão sendo oferecidos. “Está sendo muito bom, a experiência é positiva e trouxe muitos parceiros. As pessoas estão tendo acesso a uma variedade de serviços, o que traz agilidade para demandas como as do INSS e emissão de carteira de identidade. Está sendo muito gratificante receber essa equipe”, afirmou.
Além dos atendimentos sociais e de cidadania, o evento conta com a unidade móvel de vacinação do Programa Imuniza Mais, da Secretaria de Estado de Saúde, que oferece diversas vacinas ao público. O Exército Brasileiro está emitindo atestados de desobrigação militar, enquanto o SENAR disponibiliza atendimento de higiene dental. José Antônio Bezerra Filho, juiz de direito e coordenador da Expedição Araguaia Xingu, destacou que a iniciativa faz parte da justiça comunitária, vinculada à presidência do Tribunal de Justiça, e busca levar cidadania, inclusão social, respeito e dignidade à população.
“Aqui estamos com todo o sistema de justiça em funcionamento durante esses dois dias. O objetivo da expedição é trazer os parceiros do governo federal e estadual, como o Exército e a Marinha do Brasil, e atender às demandas da população local, oferecendo serviços que, em outras ocasiões, só estão disponíveis em outras cidades, como Água Boa, Paranatinga e Cuiabá,” explicou o juiz. Ele ainda acrescentou que, além dos atendimentos práticos, a expedição busca promover a pacificação de conflitos locais.
Com a participação de mais de 40 parceiros e cerca de 170 profissionais, somando as equipes de fora e do próprio município, a expedição já está gerando um impacto significativo. “Gaúcha do Norte nos surpreendeu pelo acolhimento e comprometimento com essa agenda de trabalho. Já no primeiro dia, tivemos um retorno muito positivo e queremos fazer muito mais. Esta ação reafirma o compromisso do judiciário e dos demais parceiros em estar cada vez mais próximos das comunidades mais distantes,” concluiu o juiz Bezerra Filho.
Confira aqui todas as fotos.
Fonte: Assessoria Prefeitura
SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-12-09 07:22:56' and cat='30' and cod_mega!='8852' ORDER BY publicacao DESC limit 4