Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Escolas de Gaúcha do Norte atingem metas do IDEB em avaliação de 2015

Nota do ensino fundamental II deixou a desejar e não alcançou a projeção de 5.3

EDUCAÇÃO | 12/09/2016 - 12:20:15

As escolas dos ensinos municipal e estadual de Gaúcha do Norte alcançaram a projeção do índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) estabelecida para o ensino fundamental (1° a 5° ano). Porém a nota do ensino fundamental II (6° ao 9° ano) deixou a desejar na avaliação de 2015.

A cada avaliação, a Escola Municipal de Educação Básica Bem-Me-Quer tem evoluído, com projeção lançada para 4.5 em 2015, a escola surpreendeu e alcançou 5.5 segundo avaliação realizada com alunos do ensino fundamental I. Em 2005 a nota era de 3.1 e em 2013 de 4.4. Desde 2007 a escola tem atingido a meta estabelecida.

Quanto ao ensino estadual, a Escola Estadual Gervário dos Santos Costa alcançou a nota de 5.6 no ensino fundamental I e atingiu a meta projetada de 5.2. Quanto ao ensino fundamental II, a nota subiu de 3.8 em 2013 para 4.5 em 2015, porém a projeção era de 5.3 para o ano avaliado.

Mato Grosso

De acordo com os resultados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) na semana passada, o Estado avançou na questão do desempenho com relação ao ano de 2013. Porém, a meta para o ensino médio das escolas continua abaixo da projeção estabelecida para 2015.

Como aponta o índice do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental, Mato Grosso superou a meta estabelecida pelo Ministério da Educação, que era de 5 pontos e alcançou a nota de 5,7.

IDEB

O Ideb é calculado com base no aprendizado dos alunos em português e matemática (Prova Brasil) e no fluxo escolar (taxa de aprovação).

Formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino, o Ideb funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias.

As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil, para escolas e municípios, e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), para os estados e o País, realizados a cada dois anos. As metas estabelecidas pelo Ideb são diferenciadas para cada escola e rede de ensino, com o objetivo único de alcançar 6 pontos até 2022, média correspondente ao sistema educacional dos países desenvolvidos. 


Fonte: Redação: Cely Trevisan


POLÍCIA - 14/10/2026

Polícia Militar registra duas ocorrências de tráfico de drogas e caso de violência doméstica em Gaúcha do Norte

Durante o fim de semana, suspeitos foram encaminhados à delegacia e entorpecentes foram apreendidos; equipes também atenderam outras ocorrências no município.

POLÍCIA - 09/10/2026

Polícia Militar apreende espingarda e prende homem por posse irregular de arma de fogo em Gaúcha do Norte

Arma foi localizada durante atendimento a uma ocorrência de possível agressão familiar em uma residência na Rua Goiás, no Centro da cidade.

SICREDI - 07/10/2026

Sicredi Araxingu entrega recursos do Fundo Social à APAE de Gaúcha do Norte para criação de sala sensorial

O espaço foi preparado para proporcionar aos atendidos um ambiente mais confortável, acolhedor e adequado para momentos de aprendizado e desenvolvimento.

POLÍCIA - 06/10/2026

Suspeito com diversas passagens policiais morre após confronto com a PM em Gaúcha do Norte

Segundo a Polícia Militar, homem tinha registros por tráfico de drogas, receptação, ameaça, extorsão e porte ilegal de arma; confronto ocorreu na zona rural do município

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2026-10-14 13:22:15' and cat='30' and cod_mega!='2972' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!