Durante esta semana o município de Gaúcha do Norte recebe o curso de Planejando para Implantação do Turismo Rural do Senar. O curso é realizado através do Sindicato Rural e foi solicitado pela fazenda Barraca Norte.
“Hoje nós estamos aqui no município de Gaúcha do Norte fazendo uma aula prática, uma visita técnica. A proposta desse curso é o planejamento para implantação do Turismo Rural, e essa visita tem como objetivo mostrar para os participantes que além da agricultura e da pecuária as propriedades rurais também têm condições de desenvolver o turismo, seja aberto ao público ou até mesmo quando não quer abrir ao público pode estar fazendo planejamento para seus familiares, amigos, enfim. Hoje nós estamos fazendo a visita aqui, mas, para os participantes ela vai abrir o pensamento pra que cada um por exemplo, nós temos participante que tem rancho, então o que a gente está vendo durante esse evento ele já vai ter o pensamento no rancho dele, o outro que tem um sítio então isso aí vai agregando no conhecimento e ajudando no desenvolvimento do planejamento”, disse a instrutora do Senar na área de turismo rural, Kathiuscia Camargo.
“Nós tínhamos uma demanda para a economia criativa no Turismo Rural e o curso foi um sucesso e eu pude vislumbrar com esse treinamento dentro dessa cadeia do turismo o quanto Gaúcha do Norte pode crescer e hoje a gente trouxe esse curso do planejamento para implantação do Turismo Rural nas propriedades rurais, isso vai possibilitar o desenvolvimento de vários projetos para os produtores rurais e movimentar nossa cidade. Nós temos aqui dentro do município o Parque Nacional Indígena do Xingu e esse treinamento também pode ser realizado por eles e dentro das propriedades rurais estará movimentando o comércio, turismo da pesca, turismo religioso então são várias ideias”, pontuou a gerente sindical do Sindicato Rural, Lazara Glésia Rodrigues.
O sócio proprietário da fazenda Wenner Lourival S. Oliveira recebeu os alunos do curso para um passeio da sede da fazenda até o Rio Coliseu. “Nós buscamos junto com a Lázara e com o Sindicato Rural trazer esse curso para Gaúcha, foi uma solicitação aqui da fazenda visando promover essa interação do campo com a cidade. Para o pessoal da cidade estar conhecendo além da fazenda, as riquezas que têm dentro de uma propriedade, além da produção de grãos de tudo que ela gera hoje dentro do município de riqueza e de impostos que reverte isso na cidade, também trazer a população para cá para estar conhecendo essa parte do turismo também. Dar ideias pra gente de o que poderia ser feito dentro das regras ambientais, de acordo com as normas da SEMA e que a gente futuramente possa estar desenvolvendo alguma coisa nesse sentido do turismo também”.
O curso tem duração de 24 horas e Luis Felipe B. Oliveira é um dos alunos, “estou gostando bastante do curso, abriu minha mente para essa questão do turismo”, disse.
Fonte: Redação
SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2025-01-22 07:01:31' and cat='30' and cod_mega!='7683' ORDER BY publicacao DESC limit 4