Na última quarta-feira, 03 de julho, o Sindicato Rural de Gaúcha do Norte foi palco do evento de apresentação da Cooprosoja, marcando o início do circuito de reuniões promovido pela cooperativa. O encontro contou com a presença de Fernando Cadore, presidente da Cooprosoja, e reuniu um grande número de produtores locais interessados em conhecer melhor a proposta da cooperativa.
A Cooprosoja nasceu da necessidade dos produtores, principalmente associados à Associação de Soja e Milho, de terem um braço comercial que facilite a aquisição de maquinário agrícola e outros insumos essenciais ao setor. "Essa necessidade vem justamente da dificuldade que os produtores têm enfrentado nos últimos anos de fazer as contas na individualidade. Então, ela nada mais é do que um braço comercial que junta produtores e pessoas com o mesmo intuito comercial comum, seja para adquirir uma máquina agrícola, seja para adquirir coisas inerentes ao setor. Porque esse tipo de ação acaba trazendo volume, trazendo volume, a tendência é que se barateie, e barateando traz viabilidade para o produtor", explicou Fernando Cadore.
Durante a reunião, os participantes puderam esclarecer dúvidas e entender melhor o modelo de operação da Cooprosoja. "Hoje, o nosso intuito foi apresentar a ideia, mostrar o modelo que a gente pensa em operar, e fazendo essa apresentação para que o produtor tome conhecimento e decida aí se, de fato, pode ser uma opção para ele ou não. Então, a gente traz essa possibilidade aqui para Gaúcha do Norte, como para todos os outros municípios, que ela nasce em língua estadual", acrescentou Cadore.
A Cooprosoja já está presente em 48 cidades do estado, incluindo Gaúcha do Norte, Água Boa, Paranatinga, Nova Mutum, Sorriso, Sinop, Primavera do Leste, Campo Verde e outros. A expectativa é que a cooperativa continue crescendo e trazendo cada vez mais benefícios para os produtores. "A gente está começando, ela foi fundada oficialmente em dezembro do ano passado e nós estamos aí na metade do ano. Então, acreditamos que nesse primeiro ano vamos ver o tamanho que ela ficará, o tamanho da demanda que ela vai ter, e aí sim vamos buscar soluções e oportunidades para os nossos produtores", afirmou o presidente da Cooprosoja.
A iniciativa foi elogiada por representantes da Aprosoja. Luiz Bier, vice-presidente da associação, destacou a importância do cooperativismo: "A Cooprosoja nasceu dentro do ambiente da Aprosoja, ela é fundada por produtores que são atuantes na Aprosoja. E a Aprosoja vê que o cooperativismo é a saída para a redução de custos, a saída para o produtor ter mais eficiência e poder comprar insumos mais baratos. A Cooprosoja está fazendo a sua primeira rodada de reuniões e Gaúcha do Norte foi privilegiada por ser atendida no primeiro dia de rodada. A participação dos produtores nessa reunião foi excepcional e maior do que a gente esperava, mostrando que a força cooperativista também está presente no município."
Jhonatan Loss, coordenador do Núcleo da Aprosoja de Gaúcha do Norte também reforçou a relevância do evento: "Estar recebendo hoje o início do circuito da Cooprosoja é grandioso, mostra melhor para os produtores como é que funciona a cooperativa e estimular mais o cooperativismo."
O sucesso do evento em Gaúcha do Norte é um indicativo promissor do potencial da Cooprosoja para transformar a realidade dos produtores locais, promovendo união, eficiência e sustentabilidade no setor agrícola.
Fonte: Redação
SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2025-04-17 20:35:15' and cat='30' and cod_mega!='8470' ORDER BY publicacao DESC limit 4