Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Cooprosoja inicia circuito de apresentações em Gaúcha do Norte

Produtores locais comparecem para entender o modelo cooperativo e os benefícios da Cooprosoja

EVENTO | 04/07/2024 - 10:17:19

Na última quarta-feira, 03 de julho, o Sindicato Rural de Gaúcha do Norte foi palco do evento de apresentação da Cooprosoja, marcando o início do circuito de reuniões promovido pela cooperativa. O encontro contou com a presença de Fernando Cadore, presidente da Cooprosoja, e reuniu um grande número de produtores locais interessados em conhecer melhor a proposta da cooperativa.

A Cooprosoja nasceu da necessidade dos produtores, principalmente associados à Associação de Soja e Milho, de terem um braço comercial que facilite a aquisição de maquinário agrícola e outros insumos essenciais ao setor. "Essa necessidade vem justamente da dificuldade que os produtores têm enfrentado nos últimos anos de fazer as contas na individualidade. Então, ela nada mais é do que um braço comercial que junta produtores e pessoas com o mesmo intuito comercial comum, seja para adquirir uma máquina agrícola, seja para adquirir coisas inerentes ao setor. Porque esse tipo de ação acaba trazendo volume, trazendo volume, a tendência é que se barateie, e barateando traz viabilidade para o produtor", explicou Fernando Cadore.

Durante a reunião, os participantes puderam esclarecer dúvidas e entender melhor o modelo de operação da Cooprosoja. "Hoje, o nosso intuito foi apresentar a ideia, mostrar o modelo que a gente pensa em operar, e fazendo essa apresentação para que o produtor tome conhecimento e decida aí se, de fato, pode ser uma opção para ele ou não. Então, a gente traz essa possibilidade aqui para Gaúcha do Norte, como para todos os outros municípios, que ela nasce em língua estadual", acrescentou Cadore.

A Cooprosoja já está presente em 48 cidades do estado, incluindo Gaúcha do Norte, Água Boa, Paranatinga, Nova Mutum, Sorriso, Sinop, Primavera do Leste, Campo Verde e outros. A expectativa é que a cooperativa continue crescendo e trazendo cada vez mais benefícios para os produtores. "A gente está começando, ela foi fundada oficialmente em dezembro do ano passado e nós estamos aí na metade do ano. Então, acreditamos que nesse primeiro ano vamos ver o tamanho que ela ficará, o tamanho da demanda que ela vai ter, e aí sim vamos buscar soluções e oportunidades para os nossos produtores", afirmou o presidente da Cooprosoja.

A iniciativa foi elogiada por representantes da Aprosoja. Luiz Bier, vice-presidente da associação, destacou a importância do cooperativismo: "A Cooprosoja nasceu dentro do ambiente da Aprosoja, ela é fundada por produtores que são atuantes na Aprosoja. E a Aprosoja vê que o cooperativismo é a saída para a redução de custos, a saída para o produtor ter mais eficiência e poder comprar insumos mais baratos. A Cooprosoja está fazendo a sua primeira rodada de reuniões e Gaúcha do Norte foi privilegiada por ser atendida no primeiro dia de rodada. A participação dos produtores nessa reunião foi excepcional e maior do que a gente esperava, mostrando que a força cooperativista também está presente no município."

Jhonatan Loss, coordenador do Núcleo da Aprosoja de Gaúcha do Norte também reforçou a relevância do evento: "Estar recebendo hoje o início do circuito da Cooprosoja é grandioso, mostra melhor para os produtores como é que funciona a cooperativa e estimular mais o cooperativismo."

O sucesso do evento em Gaúcha do Norte é um indicativo promissor do potencial da Cooprosoja para transformar a realidade dos produtores locais, promovendo união, eficiência e sustentabilidade no setor agrícola.


Fonte: Redação


ELEIÇÕES 2024 - 19/07/2024

União Brasil, PSB, PSDB, PP e PRD publicam edital de convocação de convenção municipal em Gaúcha do Norte

As convenções acontecem no dia 30 de julho de 2024, com início às 19h30

Esporte - 16/07/2024

Confira o cronograma da 1ª Copa Primacredi em Gaúcha do Norte

Evento contará com competições esportivas, shows, ações sociais e capacitações

ESPORTE - 15/07/2024

Gaúcha do Norte entra em contagem regressiva para a 1ª Copa Primacredi

Evento esportivo e social promete agitar a comunidade nos dias 19 a 21 de julho

CIDADE - 15/07/2024

Clube Ues e Kolling celebra 24 anos

Torneio de bocha e quadrangular fizeram parte da programação

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-07-21 09:22:11' and cat='30' and cod_mega!='8470' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!