Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Gaúcha do Norte,17 de Agosto de 2022 - Quarta Feira

Censo 2022 começa a ser realizado em Gaúcha do Norte

Coletas devem ser realizadas pelo período de três meses

CIDADE | 02/08/2022 - 18:16:32


Foto: Equipe de Gaúcha do Norte

A Unidade Estadual do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em Mato Grosso começou na segunda-feira (1º de agosto) a coleta domiciliar do Censo em Gaúcha do Norte assim como nos demais 140 municípios. Os cerca de 1 milhão de domicílios em 9.083 setores censitários urbanos e rurais do estado vão receber a visita de um recenseador em um período de três meses. A estimativa é de que sejam contabilizados mais de 3,6 milhões de habitantes.

Em Mato Grosso, cerca de 3.000 recenseadores vão atuar no Censo, com 135 postos de coleta espalhados por 38 subáreas coordenadas por 17 agências do IBGE.

“O Censo não é do IBGE, o Censo é do Brasil e para o Brasil. O Censo é de todos nós. Nossa equipe visitará todos os lares brasileiros, coletando informações que serão muito relevantes para o futuro do país. Não deixaremos ninguém para trás, mas para isso contamos muito com o apoio da cidadã e do cidadão brasileiros. Recebam o IBGE de portas abertas!”, convoca o presidente do Instituto, Eduardo Rios Neto.

No Censo 2022, há dois tipos de questionário: o básico, com 26 quesitos, leva em torno de 5 minutos para ser respondido. Já o questionário ampliado, com 77 perguntas e respondido por cerca de 11% dos domicílios, leva cerca de 16 minutos. A seleção da amostra que irá responder o questionário ampliado é aleatória e feita automaticamente no Dispositivo Móvel de Coleta (DMC) do recenseador.

“Esse é o tempo mediano de resposta, ou seja, metade dos domicílios leva menos de 5 ou 16 minutos, dependendo do questionário, e metade demora mais. Isso varia em função, principalmente, do número de moradores do domicílio”, explica o responsável pelo projeto técnico do Censo 2022, Luciano Duarte.

O questionário básico traz os seguintes blocos de perguntas: identificação do domicílio, informações sobre moradores, características do domicílio, identificação étnico-racial, registro civil, educação, rendimento do responsável pelo domicílio, mortalidade. Já o questionário da amostra, além dos blocos contidos no questionário básico, investiga também: trabalho, rendimento, nupcialidade, núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto, pessoas com deficiência, migração interna e internacional, deslocamento para estudo, deslocamento para trabalho e autismo.

Além disso, o IBGE solicita os dados da pessoa que prestou as informações, como nome, telefone, e-mail e CPF.  “O CPF nos ajuda a melhorar a qualidade de cobertura da operação”, esclarece Duarte. Qualquer morador, acima de 12 anos, capaz de fornecer as informações, pode responder ao recenseador por todos os demais moradores daquele domicílio. Ou seja, apenas uma pessoa do domicílio responderá por todos os residentes.

Todas as informações coletadas são confidenciais, protegidas por sigilo e usadas exclusivamente para fins estatísticos, conforme estabelece a legislação pertinente: Lei nº 5.534/68, Lei nº 5.878/73 e o Decreto nº 73.177/73. Já a Lei nº 5.534 de 14 de novembro de 1968, dispõe sobre a obrigatoriedade de prestação de informações estatísticas.

Identificação dos recenseadores

Os recenseadores estarão sempre uniformizados, com o colete do IBGE, boné do Censo, crachá de identificação e o DMC. Além disso, é possível confirmar a identidade do agente do IBGE no site Respondendo ao IBGE ou pelo telefone 0800 721 8181. Ambos constam no crachá do entrevistador, que também traz um QR code que leva à área de identificação no site. Para realizar a confirmação, o cidadão deve fornecer o nome, matrícula ou CPF do recenseador.


Fonte: Assessoria IBGE - Edição

CIDADE - 16/08/2022

Começou na segunda-feira o prazo para declaração de imposto de propriedades rurais

Prazo para declaração do ITR vai até 30 de setembro

SEGURANÇA PÚBLICA - 16/08/2022

Comandante Regional da Polícia Militar visita Gaúcha do Norte

Visita faz parte das ações do Comando Itinerante

DIA C - 16/08/2022

Sicredi de Gaúcha do Norte promove Dia de Cooperar com pintura da área externa da APAE

Sicredi também fez a doação de computadores e cadeiras à APAE

CIDADE - 15/08/2022

Associação Comercial de Gaúcha do Norte realiza 3ª Feira do Comércio dias 09 e 10 de Setembro

Evento vem para valorizar e fomentar o comércio local com produtos de qualidade e com descontos que variam de 50 a 70%

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2022-08-17 05:34:49' and cat='30' and cod_mega!='6533' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!