Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Gaúcha do Norte,19 de Outubro de 2021 - Terça Feira

Alunos indígenas visitam cachoeira sagrada em Gaúcha do Norte

A cachoeira fica localizada no Rio Batovi na divisa entre Gaúcha do Norte e Paranatinga, no local também existe uma caverna com pinturas indígenas.

INDÍGENAS | 13/10/2021 - 07:39:39


Alunos da Escola Indígena Municipal Ulupuwene e da sala anexa da Escola Estadual Indígena Piyulaga localizadas na aldeia Ulupuwene em Gaúcha do Norte visitaram a Cachoeira Kamukuwaká, um lugar considerado sagrado para o povo Waura.

Cerca de 100 alunos participaram do momento realizado no sábado, dia 02 de outubro. O deslocamento dos alunos, professores, alguns pais e os historiadores foi realizado com ônibus do transporte escolar municipal.

A cachoeira fica localizada no Rio Batovi na divisa entre Gaúcha do Norte e Paranatinga, no local também existe uma caverna com pinturas indígenas. Segundo os indígenas, o lugar está associado com a história e desdobramentos dos povos do Alto Xingu.

O objetivo da visita foi levar os alunos, pais e mães para conhecerem o lugar, ouvirem a história da cachoeira, entender a importância da caverna através do conhecimento dos anciãos, movimentando assim as narrativas da caverna. O momento englobou ensinamentos relacionados a resistência dos povos indígenas, a manutenção do meio ambiente e do lugar. Além disso, as mulheres ceramistas aproveitaram para colher material. 

O momento foi acompanhado pela coordenadora das escolas indígenas municipais, Catia Leticia Trevisan. “Acompanhar essa atividade foi uma experiência única, conhecer um pouco da história e entender o que o lugar representa para os indígenas foi gratificante. O lugar tem muito significado para os indígenas e esse momento contribuiu para que as crenças sejam repassadas para as gerações mais novas", pontuou.


Fonte: Assessoria Prefeitura

POLÍCIA - 18/10/2021

Polícia Militar de Gaúcha do Norte alerta população quanto a golpes virtuais

Dica de segurança, não seja vítima de estelionato virtual

POLÍCIA - 18/10/2021

Polícia Militar registra ocorrência de ameaça em Gaúcha do Norte

Vizinho foi ameaçado com foice na Vila Mandioca

POLÍCIA AMBIENTAL - 18/10/2021

Pescado ilegal e rede de pesca são apreendidos no rio Culuene em Gaúcha do Norte

Operação conjunta foi desenvolvida pela 2ª Cia Independente de Polícia Militar de Proteção Ambiental e SEMA

EMPREENDIMENTO - 18/10/2021

Espaço Juliana Arôca traz para Gaúcha do Norte tratamentos estéticos com luz pulsada

O espaço fica localizado na Rua Santa Helena, Centro, anexo a Onico Estética e Podologia

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2021-10-19 02:26:23' and cat='30' and cod_mega!='5904' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!