O Banco Sicoob, uma das maiores instituições financeiras cooperativas do país, teve sua nota de crédito elevada para AAA pela agência de classificação de risco Fitch Ratings. A nota é a mais alta atribuída pela agência e reflete, segundo a Fitch, “o fortalecimento do perfil de negócios e riscos do Sicoob, que vem evoluindo de forma sustentável nos últimos anos”.
A Fitch diz ainda que o modelo de negócios do Sicoob “tem propiciado ganho de escala, crescente geração de receitas e captações estáveis de depósitos”.
A Fitch também avaliou o risco de calote de curto prazo e atribuiu ao Sicoob a nota F1+, que representa o nível mais baixo de risco de calote.
A agência avalia o risco do Sicoob desde 2014, quando o banco passou a apresentar demonstrações financeiras de todo o sistema de forma consolidada e auditada.
“Essa classificação atesta o alinhamento do Sicoob com os mais altos padrões de governança corporativa, resiliência operacional e solidez patrimonial”, diz Rubens Rodrigues Filho, diretor de Riscos e Controles do Sicoob.
“Esse reconhecimento reflete o sucesso de nossas estratégias de gestão de capital e mitigação de riscos, que nos permitem atender às demandas de um mercado exigente e assegurar nossa capacidade de adaptação e inovação em um ambiente de negócios cada vez mais complexo e competitivo”, completa.
O Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) tinha R$ 332,8 bilhões em ativos no final de junho de 2024. Isso representa 36% do sistema cooperativo nacional e 6% dos ativos no sistema financeiro nacional.
O sistema cooperativo tem 8,2 milhões de membros, 14 cooperativas centrais (CCs) e 330 cooperativas singulares (CSs).
Fonte: Assessoria
SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-11-07 00:11:18' and cat='22' and cod_mega!='8819' ORDER BY publicacao DESC limit 4