Se você tem uma reserva financeira que não pretende mexer por cerca de um ano, tem interesse em investir, mas ainda não sabe em qual produto; e ainda, tem medo de se arriscar, a LCA (Letra de Crédito do Agronegócio) é uma das opções de investimentos disponíveis. Destinado às pessoas físicas, incluindo os produtores rurais, suas principais vantagens são segurança, liquidez e retorno (rentabilidade). No portifólio de investimentos do Sicredi, a LCA é um dos produtos mais atraentes e recomendados aos associados, e tem registrado crescimento contínuo na procura.
Trata-se de um título de renda fixa que serve como instrumento de captação de recursos para financiamentos do agronegócio, um dos setores econômicos mais pujantes e crescentes do País. Considerado um produto simples e de baixo risco, oferece vantagens importantes para quem inicia no mundo dos investimentos, uma vez que é isento de imposto de renda sobre a rentabilidade e Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), o que proporciona um ganho mais interessante se comparado a outros produtos. Também é uma opção para quem quer diversificar o patrimônio.
Ao investir em LCA no Sicredi, o associado contribui também para o crescimento da economia local. Isso porque a captação fortalece a base de crédito rural, fomentando prioritariamente o desenvolvimento da região de atuação da cooperativa, ou seja, o valor aplicado pelo associado tende a ser destinado ao crédito rural que será concedido a produtores rurais da localidade.
Aporte e prazo
E quanto é preciso para começar a investir em LCA? No Sicredi, os associados podem fazer aportes a partir de R$ 1 mil. O valor deve ficar aplicado por pelo menos nove meses, conforme a Resolução 5.119, do Conselho Monetário Nacional (CMN) de 1° de fevereiro deste ano. “Após o período de contratação, se o associado não precisar do dinheiro, ele pode reaplicar o valor. Assim, continuará tendo rentabilidade e poderá ainda avaliar outras opções de produtos, caso tenha apetite maior ao risco”, afirma Djully Mantoani, consultora de Negócios do Sicredi.
Rentabilidade
Com relação à rentabilidade, esta pode ser pré ou pós-fixada, conforme o interesse do investidor. Na rentabilidade pré-fixada, há uma definição prévia de quanto será a remuneração. Ou seja, é dada uma porcentagem fixa que será paga ao investidor no momento da retirada do dinheiro, sem oscilações ou mudanças ao longo do tempo, durante o período que foi contratado.
Isso dá mais previsibilidade sobre os rendimentos e pode servir para proteger os investimentos das variações do mercado. Na modalidade pós-fixada, a taxa de remuneração da LCA acompanha o indicador escolhido no momento da aplicação, sendo representado por um percentual deste índice. O mais comumente utilizado é o CDI (Certificado de Depósito Interbancário).
Se interessou? Saiba como investir
Associados do Sicredi que têm interesse em investir recursos em LCA podem procurar sua agência e conversar com o gerente de negócios, para tirar dúvidas e fazer simulações. Quem prefere mais comodidade, pode fazer as aplicações pelo aplicativo ou internet banking, onde os associados têm acesso ao portifólio variado de investimentos disponíveis na instituição financeira cooperativa.
Djully acrescenta que não existe um momento específico para investir em LCA, porém, por se tratar de um produto ligado ao crédito rural, existem períodos em que será mais ofertado no mercado. “Ainda assim, é possível aderir ao produto em qualquer época do ano e usufruir de todas as vantagens que ele oferece, tendo segurança, liquidez e rentabilidade”, conclui.
Mais informações sobre LCA podem ser acessadas em https://www.sicredi.com.br/site/investimentos/renda-fixa/letra-credito-agronegocio/
Segurança
Com mais de 120 anos de história, o Sicredi é a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil. Está presente em cerca de duas mil cidades, em todos os estados, com mais de 2,7 mil agências. Em mais de 200 cidades é a única instituição financeira presente fisicamente.
Possui uma das maiores gestoras de recursos do País, a Sicredi Asset Management, responsável pela gestão de mais de R$ 125 bilhões de ativos, sendo considerada a 12ª maior gestora do Brasil, segundo a ANBIMA.
Fonte: Assessoria
SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-10-04 02:09:48' and cat='22' and cod_mega!='8501' ORDER BY publicacao DESC limit 4