Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Copom mantém juro estável e sinaliza que IPCA só vai atingir 4,5% em 2017

Taxa segue no maior nível em 9 anos em meio a inflação alta

ECONOMIA | 22/10/2015 - 06:47:29

Em um cenário de recessão da economia brasileira, mas com a inflação ainda fortemente pressionada, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central se reuniu nesta quarta-feira (21) e decidiu manter novamente os juros em 14,25% ao ano. A decisão foi unânime e sem viés, sinalizando que o BC não vai alterar a taxa até a próxima reunião em dezembro. Em setembro, na reunião anterior do Comitê, os juros já haviam ficado estáveis.

A taxa segue, assim, no maior patamar em pouco mais nove anos, ou seja, desde julho de 2006. A decisão do Banco Central confirmou expectativa da maior parte dos analistas do mercado financeiro e, também, indicações da própria autoridade monetária, que havia sinalizado que a taxa permaneceria no atual patamar  "por um período suficientemente prolongado" de tempo.

Ao subir os juros ou mantê-los elevados, o Banco Central tenta controlar o crédito e o consumo, atuando assim para segurar a inflação, que tem mostrado resistência neste ano por conta da alta do dólar (que encarece insumos e produtos importados) e dos preços administrados - como telefonia, água, energia, combustíveis e tarifas de ônibus, entre outros.

Por outro lado, ao tornar o crédito e o investimento mais caros, os juros altos prejudicam o nível de atividade da economia brasileira e, também, a geração de empregos. Para este ano, o mercado prevê uma retração do PIB de 3% e, para 2016, de 1,22%. Se confirmado esse cenário, será a primeira vez, desde 1948, o país registra dois anos seguidos de contração na economia.

Inflação na meta só em 2017
Ao fim do encontro, o BC divulgou o seguinte comunicado: "Avaliando o cenário macroeconômico, as perspectivas para a inflação e o atual balanço de riscos, o Copom decidiu, por unanimidade, manter a taxa Selic em 14,25% a.a., sem viés. O Comitê entende que a manutenção desse patamar da taxa básica de juros, por período suficientemente prolongado, é necessária para a convergência da inflação para a meta no horizonte relevante da política monetária. O Copom ressalta que a política monetária se manterá vigilante para a consecução desse objetivo".

O chamado "horizonte relevante" de política monetária, ou seja, de definição dos juros para conter as pressões inflacionárias, é de 24 meses. Com o comunicado divulgado nesta quarta-feira pelo Copom, portanto, o Banco Central sinaliza que a inflação convergirá para a meta central de 4,5% somente em outubro de 2017.

Até então, a autoridade monetária vinha dizendo que o IPCA chegaria ao patamar de 4,5% no fim do próximo ano, ou seja, em dezembro 2016. Esse compromisso - que está sendo descartado - havia sido assumido ainda no fim do ano passado e foi reafirmado várias vezes no decorrer de 2015.

Sistema de metas
Pelo sistema de metas de inflação vigente na economia brasileira, o BC tem de calibrar os juros para atingir objetivos pré-determinados. Para 2015 e 2016, a meta central de inflação é de 4,5%, mas o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que serve de referência, pode oscilar entre 2,5% e 6,5% sem que a meta seja formalmente descumprida.

Para este ano, a previsão do próprio Banco Central, porém, é de uma inflação de 9,5%. Os analistas do mercado acreditam que o IPCA deverá somar 9,75%. Com isso, a inflação deverá superar o teto do sistema de metas em 2015, algo que não acontece desde 2003.

Recessão e inflação em alta
A decisão do Copom acontece em meio à uma forte queda do nível de atividade, confirmada por meio de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de que o país está em meio à uma recessão técnica - e à alta do desemprego - fatores que, teoricamente, atuam para conter a alta dos preços.

Ainda assim, a inflação ainda segue pressionada pelas tarifas públicas e pela alta do dólar - que soma cerca de 45% em 2015. Para completar o quadro, a queda na previsão de superávit primário, a economia feita para pagar juros da dívida pública, em 2015 e 2016, também torna mais difícil a tarefa do Banco Central de tentar conter a inflação.

Em julho, o governo baixou a meta fiscal deste ano, de 1,2% do PIB, para apenas 0,15% do PIB, ou R$ 8,7 bilhões, e revisou o objetivo de 2016 de um superávit de 2% do PIB para 0,7% do PIB. Nesta quarta-feira (21), o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, declarou que a meta deste ano pode ser novamente revisada para baixo. Segundo o blog do Camarotti, o déficit no orçamento de 2015 deve ser de, ao menos, R$ 50 bilhões.

Um déficit maior implica em mais recursos na economia, o que dificulta o controle da inflação. O próprio BC avaliou, no passado, que quanto maior for o esforço fiscal (economia para pagar juros da dívida pública e tentar manter sua trajetória de queda, também conhecido como "superávit primário" no Brasil), melhor é para o controle da inflação – principal objetivo da autoridade monetária.

 


Fonte: G1


Sicredi - 26/03/2024

“Exerça seu direito de associado. Assista, VOTE e retire seu brinde na agência”, diz presidente da Sicredi Araxingu

Evento pode ser acompanhado pelo aplicativo Sicredi, basta acessar o MENU e em seguida Assembleias.

Sicredi - 21/03/2024

Associados se surpreendem com brinde da Assembleia 2024 da Sicredi Araxingu

“Assista e VOTE na Assembleia da Sicredi Araxingu, exerça seu direito de associado e retire seu brinde na agência”

Sicredi - 19/03/2024

Associados da Sicredi Araxingu ainda podem assistir e VOTAR na Assembleia 2024

Para assistir e votar basta acessar a Assembleia através do APP Sicredi.

Sicredi - 18/03/2024

Assembleia anual da Sicredi Araxingu acontece hoje (18); saiba como participar

A Assembleia é o momento para os associados conhecerem os resultados do exercício referente ao ano de 2023

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-03-28 11:10:45' and cat='22' and cod_mega!='1821' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!