Impulsionar a transformação do cooperativismo de crédito na África. Com esse objetivo, profissionais da Confederação Africana de Associações Cooperativas de Poupança e Crédito (ACCOSCA), apoiados pelo Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (World Council of Credit Unions — Woccu), realizaram uma imersão no Brasil entre os dias 2 e 6 de setembro. O foco da visita foi conhecer de perto as práticas inovadoras do Sicredi, a primeira instituição financeira cooperativa do país, e explorar como essas estratégias podem ser aplicadas em seus países de origem.
A programação começou com a recepção da delegação, composta por representantes do Quênia, Botsuana e África do Sul, na Central Sicredi PR/SP/RJ, em Curitiba (PR). Durante a visita, o diretor de Supervisão, Reginaldo José Pedrão, e o diretor de Desenvolvimento, Adilson de Sá, lideraram a apresentação do modelo de negócios do Sicredi, destacando os diferenciais de governança e os projetos desenvolvidos pelas cooperativas nas comunidades. “A grandeza desse encontro reside na essência do cooperativismo, que transcende fronteiras e acolhe a todos, independentemente da nacionalidade. Essa troca de experiências permite não apenas conhecer as práticas de outros países, mas também fortalecer o cooperativismo em nível global. No fim, estamos todos conectados por uma causa comum”, afirma Pedrão.
Para o presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Alfonso Dasenbrock, que integra o Conselho do Woccu desde 2009, a colaboração internacional é essencial para o fortalecimento do cooperativismo de crédito. "A intercooperação entre os países nos permite trazer práticas e discussões globais para nossa atuação local e, ao mesmo tempo, beneficiar cada vez mais pessoas ao redor do mundo. O Sicredi, com seu firme compromisso com os princípios cooperativistas, reconhece que compartilhar conhecimentos potencializa os impactos positivos nas comunidades onde atua, promovendo um desenvolvimento mais justo e sustentável", detalha.
Intercâmbio de conhecimento
"Foi uma troca valiosa de conhecimentos, com a construção de parcerias duradouras, que sabemos que vão muito além deste momento", definiu Grace Sharon Akinyi, diretora de Programas e Desenvolvimento de Negócios na ACCOSCA, a Confederação de Associações Cooperativas de Poupança e Crédito que atua em todo o continente africano. Com a missão de promover a inclusão financeira e o desenvolvimento cooperativo, a ACCOSCA trabalha em estreita colaboração com seus 28 estados-membros para fortalecer o movimento cooperativo e avançar os interesses da Associação Cooperativa de Poupança e Crédito (Saving and Credit Cooperative Society - SACCO) e de seus associados. "Na África, gostamos de dizer que somos uma grande família, e o cooperativismo reflete essa ideia. A forma como trabalhamos é semelhante, seja no Quênia, na África do Sul, nos Estados Unidos ou no Brasil, que é reconhecido no cenário global pelo seu movimento cooperativista", complementa Grace.
Para apresentar a força e a governança local das cooperativas do Sicredi, a Central organizou visitas da comitiva nas cooperativas e agências da Sicredi Campos Gerais e Grande Curitiba PR/SP, com sede em Ponta Grossa, e a Sicredi Centro Sul PR/SC/RJ, com sede em Prudentópolis. Nessas regiões, tiveram a oportunidade de observar iniciativas que impactam diretamente os associados e promovem o desenvolvimento comunitário, como o Programa A União Faz a Vida, principal iniciativa de responsabilidade social do Sicredi que é voltado para professores da rede de ensino. Para o presidente da Kenya National Police Deposit Taking SACCO e integrante da comitiva da ACCOSCA, David Mategwa, ficou claro como o modelo cooperativo pode impulsionar a economia local. "Estamos encantados com a experiência que tivemos no Brasil e prontos para compartilhar com nossa comunidade esse poder transformador do cooperativismo que experimentamos com o Sicredi", declara.
Do Brasil para o mundo
Por meio da promoção de visitas a cooperativas e reuniões com líderes do setor, o Woccu busca fortalecer o desempenho financeiro e o modelo cooperativo em todo o mundo. Para o diretor de Serviço aos Membros do Woccu, Thomas Belekevich, esse intercâmbio entre países está intrinsecamente ligado ao coração do movimento cooperativo global e reflete a importância de compartilhar experiências. "Ver como o Sicredi e suas cooperativas ampliam o acesso aos serviços financeiros e impactam positivamente as comunidades é verdadeiramente inspirador. Isso demonstra a força e a eficácia do cooperativismo em conectar pessoas e melhorar vidas, nos dando uma base sólida para replicar e adaptar essas práticas em outras regiões", detalha Thomas.
Ao conectar práticas e conhecimentos entre continentes, a visita da ACCOSCA ao Brasil trouxe uma nova perspectiva para o cooperativismo global. "Compartilhar nossas vivências e aprender com o que os outros fazem é essencial para promover o cooperativismo", avalia Reginaldo José Pedrão. Para quem atravessou o oceano e está voltando ao seu país de origem, as conexões estabelecidas nos encontros foram valiosas. "Viemos até aqui para entender o sistema cooperativo brasileiro, mas estamos retornando com algo ainda mais importante: conhecimentos práticos e parcerias que contribuirão para melhorar a vida dos nossos membros na África", conclui Grace.
Fonte: Assessoria
SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-10-04 02:25:21' and cat='22' and cod_mega!='8703' ORDER BY publicacao DESC limit 4