O cooperativismo de crédito, a inovação, a liderança e a sustentabilidade serão os principais temas debatidos na Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito (WCUC - World Credit Union Conference) promovida pelo WOCCU (Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito, na tradução da sigla em inglês), programada para acontecer entre 21 e 24 de julho, em Boston, nos Estados Unidos. O Sicredi marcará presença com uma delegação de mais de 120 pessoas no evento que reunirá mais de 3 mil lideranças de cooperativas de crédito de mais de 60 países.
Como atividade prévia à conferência, o Fórum Anual da GWLN (Rede Global de Mulheres Líderes) acontecerá no dia 21 de julho. Esse encontro tem como objetivo reunir mulheres cooperativistas e debater questões como a desigualdade de gênero e, ao mesmo tempo, alavancar recursos para fortalecer a segurança econômica de mulheres e famílias. Nesta edição, a GWLN completará 15 anos e, em reconhecimento aos esforços realizados ao longo desse período, o Sicredi fará uma homenagem ao movimento.
Na tarde do dia 21, ocorre também o evento do WYCUP - Global Emerging Leaders' Summit, organizado pelo programa de Jovens Profissionais do Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito. Esse é um movimento que incentiva e premia a atuação de jovens cooperativistas de todo o mundo. Na ocasião, o associado do Sicredi e membro do Comitê Jovem, Sidnei Alves Taborda Junior, está concorrendo ao prêmio com um case sobre energia renovável em escolas.
Já a cerimônia de abertura oficial da Conferência Mundial do Woccu ocorrerá no início da noite de 21 de julho, domingo. Na segunda-feira, 22, Manfred Alfonso Dasenbrock, Diretor do Woccu e Presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ, representa o Sicredi na Assembleia Geral do Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito, momento em que os líderes do Conselho se reúnem para tomar decisões conjuntas.
"Estar presente na Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito é uma oportunidade ímpar para compartilhar nossas iniciativas e aprender com as melhores práticas globais. A grande delegação brasileira fortalece o movimento em nosso País e nos permite trocar experiências, fortalecer nossos laços com outras cooperativas de crédito do mundo e trazer de volta para o Brasil boas-práticas que podem ser aplicadas diretamente em nossas cooperativas. Eventos como este são fundamentais para continuarmos inovando e impactando positivamente as comunidades onde atuamos. A conexão que o Woccu promove há tantos anos é muito valiosa", afirma Dasenbrock.
Seguindo a programação da conferência, no dia 22 de julho, Sidnei Alves Taborda Junior, associado do Sicredi e membro do Comitê Jovem, tratará sobre “Histórias de impacto – Patrimônio, Liderança e Conexão com a Comunidade”. Na mesma data, Romeo Balzan, Superintendente de Cooperativismo e Sustentabilidade do Sicredi, irá expor sobre “O poder dos dados e como equipes multifuncionais podem auxiliar na pesquisa para ter impacto positivo. O impacto e seus resultados na comunidade.”
Balzan também participará de um debate sobre o Projeto Storm Break - “Credit Union Relief & Resiliency through Project Storm Break”, da Fundação Mundial Woccu, projeto que visa fornecer apoio para recuperação das regiões após desastres naturais ou crises humanitárias. Atualmente, está ativa uma campanha de apoio internacional relacionada às enchentes ocorridas no Rio Grande do Sul no mês de maio de 2024.
E para encerrar as apresentações do Sicredi, no dia 24 de julho, Cesar Bochi, Diretor-Presidente do Banco Cooperativo Sicredi, falará sobre “Bem-estar financeiro como causa social: contribuição do Sicredi” e Daniel Güths, Gerente de IA da instituição financeira, trará “IA no Sicredi: ampliando a capacidade humana para evoluir a experiência de colaboradores e associados”. A programação completa do evento pode ser conferida no site do Woccu.
Sobre o cooperativismo de crédito
O cooperativismo de crédito é um modelo de negócio que cresce muito no Brasil e hoje já reúne mais de R$590 bilhões de ativos, com crescimento de 28,6% no último ano, segundo dados do Banco Central do Brasil. Em outros países do mundo o modelo está ainda mais consolidado, nos Estados Unidos, por exemplo, país sede do evento, a penetração do modelo em 2022 passava dos 63%, segundo relatório do Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito – Woccu (World Statistical Report, 2022).
Fonte: Assessoria
SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-10-04 01:11:25' and cat='22' and cod_mega!='8512' ORDER BY publicacao DESC limit 4