Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Pioneiro no Brasil, alistamento militar feminino começa em 1° de janeiro de 2025

As candidatas poderão se alistar de forma on-line ou presencial

BRASIL | 12/12/2024 - 09:24:30

De 1º de janeiro até 30 de junho, mulheres que completarem 18 anos em 2025 poderão realizar, de forma voluntária, o alistamento militar. A iniciativa, pioneira nas Forças Armadas, ofertará, inicialmente, 1.465 vagas, sendo 1.010 para o Exercito, 155 para a Marinha e 300 para a Aeronáutica. As oportunidades serão distribuídas em 28 municípios em 13 estados, além do Distrito Federal.

As candidatas poderão se alistar de forma on-line ou presencial em uma Junta de Serviço Militar . São critérios para o alistamento possuir residência em um dos municípios contemplados no Plano Geral de Convocação  e completar 18 anos em 2025 (nascidas em 2007). Entre os documentos solicitados estão a certidão de nascimento ou prova de naturalização; comprovante de residência; documento oficial com foto, como identidade ou carteira de trabalho. 

A iniciativa vai abranger os municípios de Águas Lindas de Goiás (GO), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Canoas (RS), Cidade Ocidental (GO), Corumbá (MS), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Formosa (GO), Fortaleza (CE), Guaratinguetá (SP), Juiz de Fora (MG), Ladário (MS), Lagoa Santa (MG), Luziânia (GO), Manaus (AM), Novo Gama (GO), Pirassununga (SP), Planaltina (GO), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Santa Maria (RS), Santo Antônio do Descoberto (GO), São Paulo (SP) e Valparaíso de Goiás (GO).

O processo de recrutamento será realizado em etapas: alistamento, seleção geral, seleção complementar, designação/distribuição e incorporação.  As candidatas passarão por uma seleção que inclui entrevista, inspeção de saúde (exames clínicos e laboratoriais) e testes físicos. Elas poderão escolher a Força que desejam incorporar, no entanto, será levado em consideração a disponibilidade de vagas, aptidão da candidata e a especificidade exigida pela Marinha, Exército e Aeronáutica. Uma vez incorporadas, as mulheres ocuparão a graduação de soldado, sendo denominado marinheiro-recruta na Marinha, e terão os mesmos direitos e deveres dos homens. A incorporação poderá ocorrer no 1º semestre de 2026 (de 2 a 6 de março) ou no segundo semestre (de 3 a 7 de agosto). Conforme o Decreto nº 12.154, de 27 agosto de 2024, o serviço militar terá duração de 12 meses, podendo ser prorrogado por até oito anos. O Ministério da Defesa pretende aumentar, progressivamente, o número de mulheres recrutadas pelo Serviço Militar Inicial Feminino, atingindo o índice de 20% das vagas.  

Mulheres nas Forças – As Forças Armadas possuem 37 mil mulheres, o que corresponde a cerca de 10% de todo o efetivo. Atualmente, as mulheres atuam nas Forças principalmente nas áreas de saúde, ensino e logística ou têm acesso à área combatente por meio de concursos públicos específicos em estabelecimentos de ensino, como o Colégio Naval (CN), da Marinha, a Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) e a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), da Aeronáutica.  


Fonte: Rayane Bueno/Ascom MD


BRASIL - 03/02/2025

Coreia do Sul abre mercado para gergelim do Brasil

Na Coreia do Sul, com a abertura do mercado ao gergelim brasileiro, o País amplia sua presença no mercado sul-coreano, destacaram as pastas

CARREFOUR - 26/11/2024

Declaração do Carrefour reconhece alta qualidade da carne brasileira, diz ministério

Agricultura afirma trabalhar para esclarecer fatos e não permitir que “declarações equivocadas” coloquem em dúvida o padrão da agropecuária nacional

G20 NO BRASIL - 18/11/2024

Cúpula de líderes do G20 começa no Rio de Janeiro; leia discurso de Lula completo

O maior legado que o Brasil quer colocar na cúpula é uma aliança global contra a fome, com uma maior ajuda de países ricos.

Nacional - 01/11/2024

Regras do Pix mudam a partir desta sexta-feira

Transferências de mais de R$ 200 só poderão ser feitas de um telefone ou de um computador previamente cadastrados

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2025-02-12 06:01:47' and cat='27' and cod_mega!='8969' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!