Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Governo lança carteira de identidade com número único

Validade do documento é nacional, e os institutos de identificação têm até 6 de março para se adequar à mudança

PAÍS | 24/02/2022 - 12:46:37

Governo lança carteira nacional de identidade MARCELLO CASAL JR/AGÊNCIA BRASIL

O governo federal lançou a carteira nacional de identidade com um número único, o do CPF, para todo o país. O documento foi assinado pelo presidente Jair Bolsonaro durante cerimônia no Palácio do Planalto na tarde de quarta-feira (23).

A Secretaria-Geral da Presidência da República informou que, para a população de até 60 anos, a carteira de identidade vigente no país continua sendo aceita por até dez anos. Para quem tem idade acima disso, ela será aceita por prazo indeterminado.

A validade do documento é nacional, e os institutos de identificação têm até 6 de março para se adequar à mudança. A emissão permanece sob responsabilidade das secretarias de Segurança Pública de cada ente federativo.

A carteira, que deve atender a requisitos em consonância com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, é considerada mais segura, por causa da possibilidade de validação eletrônica de sua autenticidade por QR Code, inclusive offline, argumenta o governo.

Com a medida, os cidadãos não precisarão mais memorizar RG e CPF, uma vez que o CPF passa a ser o número único. A carteira passará a ser também documento de viagem, devido à inclusão de código que pode ser lido por equipamento (código MZR, que é o mesmo do passaporte).

De acordo com o governo, o documento "simplifica a vida do cidadão e visa coibir fraudes". Atualmente, os brasileiros retiram a carteira de identidade com um número e, no caso de a perderem e a solicitarem em outro estado, têm acesso a um novo RG com número diferente.


Fonte: R7 Brasília


Imposto de renda 2024 - 06/03/2024

Declaração de imposto de renda de 2024 começa no dia 15 março; Saiba todos os detalhes

Cônjuges, companheiros e dependentes têm a opção de declarar o imposto de renda conjuntamente.

BRASIL - 29/12/2023

Governo reajusta salário mínimo para R$ 1.412; veja data para vigorar

Lula implementou nova política permanente de valorização do salário mínimo

Educação - 13/12/2023

Sisu passará a ter apenas uma edição a partir de 2024

Até agora, eram feitos dois processos seletivos por ano

CLIMA - 20/09/2023

Inmet emite alerta de tempo seco; veja cuidados com a saúde

Baixa umidade provoca ardência nos olhos, ressecamento da pele e pode favorecer doenças respiratórias

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-04-19 02:07:25' and cat='27' and cod_mega!='6192' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!