Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Governo detalha plano de ação voltado para crianças e jovens indígenas

Plano envolve ações integradas entre órgãos do governo federal

GOVERNO FEDERAL | 31/01/2022 - 05:01:02

Foto: Fernando Silva/Prefeitura de Maricá

A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, apresentou na sexta-feira (28) o Plano de Ação de Defesa das Garantias de Direitos das Crianças e Jovens Indígenas. Ela se reuniu com lideranças indígenas e gestores municipais nas cidades de Barra do Garças (MT) e Dourados (MS).

“Nós detectamos algumas necessidades, por exemplo, o enfrentamento às drogas, ao álcool, ao abuso sexual e ao não acesso à educação”, explicou sobre a iniciativa.

Segundo a pasta, o plano envolve ações integradas entre diversos órgãos do governo federal. Inicialmente, o plano será executado em comunidades indígenas dos estados de Mato Grosso (Xavante), Mato Grosso do Sul (Dourados-Guarani Kaiowá) e Roraima (Yanomami). 

A iniciativa é composta por 38 ações e quatro eixos. São eles: capacitações e diagnósticos; ações práticas (para a redução da violência); revisão normativas e projetos de lei e mobilização e participação social.

O plano é fruto de um grupo de trabalho criado pelo governo federal, no ano passado, para tratar sobre direitos e garantias para crianças e jovens indígenas. O Ministério da Mulher da Família e dos Direitos Humanos informou que parte das ações já estão em andamento, como a contratação de 10 diagnósticos e estudos, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e a Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), realizada em dezembro do ano passado. O investimento será de R$ 1,6 milhão.


Fonte: Agência Brasil


NACIONAL - 02/10/2025

Governo Federal abre consulta pública sobre fim da exigência de autoescola para CNH

Proposta prevê que candidato poderá contratar instrutor autônomo

ECONOMIA - 06/08/2025

Tarifaço sobre parte de exportações brasileiras entra em vigor hoje

Taxa de 50% afeta cerca de 36% das exportações para os Estados Unidos.

BRASIL - 03/02/2025

Coreia do Sul abre mercado para gergelim do Brasil

Na Coreia do Sul, com a abertura do mercado ao gergelim brasileiro, o País amplia sua presença no mercado sul-coreano, destacaram as pastas

BRASIL - 12/12/2024

Pioneiro no Brasil, alistamento militar feminino começa em 1° de janeiro de 2025

As candidatas poderão se alistar de forma on-line ou presencial

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2025-11-18 06:51:57' and cat='27' and cod_mega!='6133' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!