Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Declaração do Carrefour reconhece alta qualidade da carne brasileira, diz ministério

Agricultura afirma trabalhar para esclarecer fatos e não permitir que “declarações equivocadas” coloquem em dúvida o padrão da agropecuária nacional

CARREFOUR | 26/11/2024 - 10:38:23

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) se manifestou nesta terça-feira (26) sobre o pedido de desculpas do grupo Carrefour à declaração do CEO da empresa, Alexandre Bompard, questionando a qualidade da carne latino-americana.

Em nota, a pasta ressalta que a carta reconhece “a alta qualidade, o respeito às normas e o sabor da carne brasileira”.

“Com um sistema rigoroso de defesa agropecuária, que posiciona o Brasil como o principal exportador de carne de aves e bovina do mundo, o Mapa reitera os elevados padrões de qualidade, sanidade e sustentabilidade da produção agropecuária brasileira”, diz ainda o comunicado.

O ministério disse ainda que trabalha para “esclarecer os fatos” para não permitir que declarações “equivocadas” coloquem em dúvida a qualidade da produção agropecuária brasileira.

A pasta acrescentou que o setor é comprometido com uma das legislações “mais rigorosas” do planeta.

A nota é uma reação a Bompard, que disse que o grupo não iria mais comercializar a carne do Mercado Comum do Sul (Mercosul).

A decisão do CEO do grupo francês foi uma resposta ao agronegócio da França, que tem se colocado contra o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia.

Pedido de desculpas

Nesta terça (26), o Carrefour divulgou um pedido de desculpas por conta da declaração do CEO. A carta foi endereçada ao ministro Carlos Fávaro.

O grupo justificou a decisão de Bompard dizendo que o objetivo é assegurar aos agricultores franceses a “perenidade” do apoio da empresa e das suas compras locais, mas que seguirão comprando dos produtores brasileiros.

“Sabemos que a agricultura brasileira fornece carne de alta qualidade, respeito às normas e sabor. Se a comunicação do Carrefour França gerou confusão e pode ter sido interpretada como questionamento de nossa parceria com a agricultura brasileira e como uma crítica a ela, pedimos desculpas”, diz a carta.

Boicote ao Carrefour

A decisão da varejista sobre interromper a comercialização da carne produzida no Mercosul despertou reações do governo federal, além das manifestações de diversos representantes do setor.

Desde a semana passada, frigoríficos têm anunciado a suspensão da venda de alimentos para a cadeia de mercados francesa.

Uma das empresas que decidiu boicotar o Carrefour foi a Friboi, marca da JBS. A empresa responde por cerca de 80% das carnes vendidas pelo grupo.


Fonte: CNN Brasil


G20 NO BRASIL - 18/11/2024

Cúpula de líderes do G20 começa no Rio de Janeiro; leia discurso de Lula completo

O maior legado que o Brasil quer colocar na cúpula é uma aliança global contra a fome, com uma maior ajuda de países ricos.

Nacional - 01/11/2024

Regras do Pix mudam a partir desta sexta-feira

Transferências de mais de R$ 200 só poderão ser feitas de um telefone ou de um computador previamente cadastrados

BRASIL - 25/10/2024

Produção de biodiesel deve crescer 130% no Brasil, projeta banco

Itaú BBA também estima aumento de 84% na produção de etanol proveniente de cana e de milho no país

BRASIL - 04/10/2024

Agricultura digital e pesquisas auxiliam Brasil avançar na produção de alimentos

Produtores e especialistas pontuam que as tecnologias e as inovações possibilitam uma maior assertividade

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-12-06 00:28:38' and cat='27' and cod_mega!='8897' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!