Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Agricultura digital e pesquisas auxiliam Brasil avançar na produção de alimentos

Produtores e especialistas pontuam que as tecnologias e as inovações possibilitam uma maior assertividade

BRASIL | 04/10/2024 - 13:51:38

Drones, máquinas cada vez mais modernas, plataformas que permitem mapear talhões que necessitam de atenção e cultivares que atendem cada tipo de solo, clima e resistência a pragas, doenças e estresse climático. Em quase 40 anos a produção agrícola no Brasil evoluiu diante da agricultura digital e das pesquisas, permitindo ao país, e principalmente Mato Grosso, a ser um dos maiores produtores de alimentos do mundo.

“Isso é o que nos anima, porque a cada ano você tem variedades mais resistentes, variedades com novas tecnologias que vão trazer mais produtividade. O produtor paga a conta com produtividade. Precisa ter produtividade e essas inovações deixam a gente confortável para olhar para o futuro e dizer ‘Bom nós temos futuro. Nós temos aonde se apegar para ter produtividade”.

A pontuação foi dada pelo produtor mato-grossense Gilson Pinesso à reportagem do Canal Rural Mato Grosso, que no começo de setembro conferiu as últimas novidades para a produção de algodão durante o 14º Congresso Brasileiro do Algodão, realizado em Fortaleza (CE).

De acordo com o produtor, as telecomunicações e a internet são pontos que ainda precisam de muita melhora “para que tudo funcione adequadamente”.

“Estamos falando de drones, máquinas modernas. É uma realidade. São inovações que vêm chegando para o agro e, principalmente, para o Brasil. Nós somos uma agricultura tropical. Plantamos duas safras por ano, três safras. É intenso o nosso trabalho no campo. Então precisamos de muita tecnologia e muita rapidez. Diferente do resto do mundo que planta uma safra só”.

Rodrigo Burci, gerente nacional de algodão da Basf, comenta que a cada dia as empresas buscam trazer para o mercado produtos que auxiliem cada vez mais os produtores, em especial no controle de pragas, como a mosca branca, percevejos, lagartas, pulgão, “porque fazer todo esse movimento de plantar e depois chegar no final e perder em qualidade ou perder para uma praga, não dá”.

“O nosso papel [quanto pesquisa, companhia] é trazer produtos de qualidade que vão incrementar a produtividade dele, que vão ajudar no dia a dia a rentabilidade e, consequentemente, ele vai ter um legado maior”.

Agricultura digital: uma aliada da rentabilidade

“A gente enxerga a agricultura digital como uma forte aliada na questão da rentabilidade do produtor e da sustentabilidade”, frisa Ricardo Arruda, gerente técnico de agronomia digital do xarvio® Digital Farming Solutions, da Basf.


Fonte: Viviane Petroli


NACIONAL - 02/10/2025

Governo Federal abre consulta pública sobre fim da exigência de autoescola para CNH

Proposta prevê que candidato poderá contratar instrutor autônomo

ECONOMIA - 06/08/2025

Tarifaço sobre parte de exportações brasileiras entra em vigor hoje

Taxa de 50% afeta cerca de 36% das exportações para os Estados Unidos.

BRASIL - 03/02/2025

Coreia do Sul abre mercado para gergelim do Brasil

Na Coreia do Sul, com a abertura do mercado ao gergelim brasileiro, o País amplia sua presença no mercado sul-coreano, destacaram as pastas

BRASIL - 12/12/2024

Pioneiro no Brasil, alistamento militar feminino começa em 1° de janeiro de 2025

As candidatas poderão se alistar de forma on-line ou presencial

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2025-11-19 07:43:09' and cat='27' and cod_mega!='8753' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!