Após 12 anos de trabalho, a atual equipe da Secretaria de Estado de Educação se despede do posto, ficando apenas os cargos técnicos – serão trocados os cargos comissionados. Em se tratando de alternância de poder, não é novidade alguma.
Mais do que a troca de pessoas, haverá a mudança de pensamento na condução do trabalho pedagógico. É inegável que em mais de uma década houve avanço, mas também muitos projetos se perderam pelo meio do caminho.
A parte de informatização podemos dizer será um legado importante, uma vez que transformou a transmissão de dados como notas, resultados ou mesmo a atribuição de aula é on line, em qualquer parte do Estado. É na hora. Isso que é acompanhar o avanço tecnológico.
A expectativa dos professores é o fim do estudo ciclado – com isso o aluno não terá mais aprovação automática. Os educadores sempre reclamaram que os alunos eram promovidos para o ano subsequente sem saber o básico. Com isso, haverá uma leva de reprovação, mas para os professores “só vai passar quem dominar o conteúdo”.
Embora muitos defendam o ensino ciclado, ele é composto mais de críticas do que elogios. O grande debate em torno do aluno que sai da escola com nota, mas sem saber o conteúdo, vai continuar – será uma luta eterna.
Nos últimos 12 anos, reuniões, debates, cursos tanto em quantidade como em qualidade surgiram aos milhares. Se isso fosse tão bom quanto apregoam os atuais inquilinos da Seduc, a educação já teria resolvido mais da metade de seus problemas.
A expectativa é que os novos dirigentes da educação estadual venham com alguma novidade. Isso é muito bom, não só na educação como em qualquer setor, tanto público como privado.
Os novos dirigentes não devem ficar preocupados com greve nos próximos anos. Basta o próximo governador honrar o acordo assinado na atual gestão que prevê a valorização do profissional da educação num plano escalonado para 10 anos. O que não é uma tarefa tão árdua assim.
Ao contrário de outros governos que assumem, o novo titular da Seduc vai encontrar a casa praticamente em ordem. O que se espera são novas ideias. Boa sorte ao novo secretário ou secretária.
Fonte: Midia News
SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-11-11 14:11:40' and cat='29' and cod_mega!='746' ORDER BY publicacao DESC limit 4