Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Aumento do Imposto de Renda reflete nos produtores rurais

O indício de que o brasileiro irá desembolsar mais em tributos em 2016 vem sendo debatido desde o início do ano, isso porque a Receita Federal declarou que, a princípio, a tabela de Imposto de Renda (IR) não seria reajustada.

ARTIGO | 19/02/2016 - 07:13:44

O indício de que o brasileiro irá desembolsar mais em tributos em 2016 vem sendo debatido desde o início do ano, isso porque a Receita Federal declarou que, a princípio, a tabela de Imposto de Renda (IR) não seria reajustada. De acordo com simulações realizadas pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), e divulgadas recentemente, a medida adotada pelo governo pode fazer com que o contribuinte pague de 5% a 26% a mais em IR, se comparado ao ano passado.

Na atividade agrícola, ramo que vem se mantendo mesmo em meio à crise, minimizar ou simplesmente equilibrar determinados custos não depende exclusivamente do produtor. O gasto com insumos, que pode variar de acordo com o aumento do dólar, do descontrole da economia e da perda de valor do real, é um dos fatores que mais impacta a rentabilidade. Por serem produtos essenciais no desenvolvimento da atividade, acabam sendo suportados pelo produtor, independente das oscilações econômicas.

Outros elementos, como a própria inconstância de mercado e os fenômenos climáticos, influenciam o resultado final dos negócios rurais. Porém, de todos, a tributação é o que mais assusta o produtor, apresentando um custo maior. No entanto, é um dos únicos que pode ser controlado pelo agricultor. Para que esse custo com impostos seja reduzido, no resultado do negócio, assim como em transações imobiliárias, é fundamental que gestor da propriedade e/ou sua estrutura administrativa conheça a legislação fiscal que permite reduzir o seu custo tributário.

consultora tributária em empresas rurais da Safras & Cifras, Ana Paiva, lembra que assim como algumas empresas são especializadas em orientar os produtores no manejo de suas lavouras, existem consultorias que atuam especificamente junto ao setor agrícola brasileiro, orientando e assessorando tributariamente as empresas rurais, objetivando com isso reduzir, através de legislações específicas para o setor, os custos com impostos.


Fonte: Manuelle Motta Assistente de Comunicação


ARTIGO - 20/07/2022

Marcas do desenvolvimento econômico de Nova Ubiratã

Município pujante, destacado pela potencialidade e riqueza transparecida pelos exemplos da agricultura ao longo dos anos.

ARTIGO - 22/04/2020

Tudo passa, passará...

Neste momento amplo frisson sacode o Brasil: O vírus e o contexto político

RELIGIÃO - 05/03/2020

Período da Quaresma!

São quarenta dias que levam Jesus à morte na cruz em favor da humanidade.

RELIGIÃO - 29/10/2019

31 de outubro de 1517 – 31 de outubro de 2019: 502 anos da Reforma Luterana

Neste momento especial, lembramos que Jesus é dádiva de Deus em favor de nós

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2025-11-11 20:02:13' and cat='29' and cod_mega!='2212' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!