Debater o uso das redes sociais na vida das pessoas já é assunto ultrapassado, no entanto, como elas estão se adaptando aos novos padrões de comportamento é super atual. Saiba o que foi revelado sobre o tema em pesquisa para balizar a nova cara das redes sociais no país.
O Instituto Qualibest realizou um estudo onde entrevistou 3.665 pessoas a fim de estabelecer um panorama sobre como utilizamos a internet no Brasil. O público feminino é maioria nas redes sociais, representando 53%, e os homens representam 47% de todo o acesso as redes. Outro dado que o estudo constatou foi de que 78% dos brasileiros acessam a internet em versão mobile, o que não é novidade.
Mas, se pensarmos que as torres de telefonia móvel têm chegado a lugares que há 2 anos não chegavam, os avanços são imensos. E para aqueles que acreditam que os brasileiros não são adeptos do uso digital, é melhor rever seus conceitos, pois, em média, os entrevistados têm utilizado 6 redes sociais simultaneamente. Parece muito? Se você pensar que elas são altamente integradas hoje em dia, é bem razoável.
A preferida é, sem dúvida, a mais amigável, ou seja, o Facebook. Que, através de ferramentas, agrega concorrentes à sua plataforma, sendo possível fazer um único post e publicá-lo em diversas redes. Representa, assim, 81% dos acessos as redes sociais pelos brasileiros. Aos fãs do Snapchat, sinto informar que possuem a mesma quantidade de interações que o Twitter, e quem pensa que este canal é sensação para a maioria, reveja.
E quanto tempo passam conectados às redes sociais? Dos pesquisados, 43% passam o dia no Facebook, e por isso não sabem medir o tempo de acesso. O Instagram se divide em 27% acessando 30 minutos por dia e 26% dizem passar o dia conectados. O Youtube se destaca por ser visto em duas horas e meia por dia. Por outro lado 37% dos que acessam o LinkedIn dizem não acessar todos os dias, e da mesma forma o Pinterest.
A pesquisa representa os hábitos de 47% da população brasileira entre 12 e 75 anos, o equivalente a 83 milhões de pessoas que acessam as redes sociais para pesquisar sobre uma pessoa, marca ou produto. Mas, afinal, o que uma pesquisa revela sobre a nova cara das redes sociais? Que não existem mais barreiras entre o virtual e o físico.
Que antes acessávamos um site para ler notícias e hoje usamos o Facebook. Antes ouvíamos músicas em ipods, hoje em streaming. E, mais importante, antes fazíamos download de vídeos, hoje só utilizamos o vídeo para nos entreter e entreter aos outros. Pense nisso, utilize suas redes sociais para fazer o bem, e cuidado com a exposição em excesso, ok?
Maria Augusta Ribeiro é profissional da informação, especialista em Netnografia, escreve para o Belicosa.com.br e é Coordenadora de Comunicação da BPW Brasil.
Fonte: Por: Maria Augusta Ribeiro/ Mídia News
SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-10-04 00:38:32' and cat='29' and cod_mega!='3066' ORDER BY publicacao DESC limit 4