Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Rally da Safra 2016 volta ao MT para avaliar lavouras de soja no leste do Estado

Equipe iniciou os trabalhos em áreas nas regiões de Nova Xavantina (MT)

AGRICULTURA | 24/02/2016 - 16:28:56

Após percorrerem lavouras de soja precoce no médio norte, oeste e sudeste de Mato Grosso, os técnicos do Rally da Safra 2016 chegam ao leste do Estado. Na terça-feira, 23, a Equipe 4 deixou Goiânia (GO) pela manhã e iniciou os trabalhos em áreas de soja nas regiões de Nova Xavantina (MT). Na quarta-feira os técnicos seguem para Querência e, na quinta-feira, para Vila Rica. Na sexta-feira, 26, a equipe finaliza esta etapa do levantamento em Palmas (TO).

O Rally da Safra averiguou no final de janeiro, em campo, os efeitos que a seca do final do ano passado provocou sobre as lavouras no médio norte mato-grossense, trazendo irregularidades na safra da região e variações na produtividade. No oeste e sudeste do Estado, o clima favoreceu e as lavouras visitadas tinham um aspecto geral melhor, com expectativa de produtividade mais elevada.

Segundo projeções da Agroconsult, organizadora do projeto, Mato Grosso deve colher uma safra de 27,4 milhões de toneladas, volume 4% inferior ao da safra passada. A área plantada deverá crescer 2%, chegando a 9,1 milhões de hectares.

O Rally da Safra 2016 vai a campo com a expectativa de uma safra brasileira de soja com 99,2 milhões de toneladas, segundo dados pré-Rally. O crescimento é de 2% em relação à safra passada (97,2 milhões de toneladas). A área plantada é estimada em 32,9 milhões de hectares ou 3% superior à passada (32,1 milhões de hectares). 

Onze equipes técnicas

Durante o Rally da Safra 2016, oito equipes estarão em campo para avaliar lavouras de soja e três irão verificar o milho segunda safra. A Equipe 1 percorreu a região sul do Mato Grosso do Sul, nos dias 26 e 27 de janeiro, seguindo para o oeste paranaense até 30 de janeiro. Equipe 2 iniciou as atividades no norte mato-grossense no dia 25. A Equipe 3 percorreu o sudeste de Mato Grosso e sudoeste de Goiás entre 1º e 4 de fevereiro.

Os técnicos das Equipes 5, 6, 7 e 8 voltam a campo a partir do dia 28 de fevereiro para avaliação da soja e seguem os trabalhos até 15 de março. As equipes percorrerão propriedades nos Estados de Tocantins, Maranhão, Piauí, Bahia, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás e Minas Gerais.
Nesta edição, outras três equipes avaliarão o milho segunda safra dos dias 03 a 20 de maio no Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás e Mato Grosso.


Fonte: Gaúcha News com Água Boa News


AGRONEGÓCIO - 04/11/2025

Brasil registra exportação recorde de carne bovina em outubro; MT e SP lideram

China continua sendo o principal destino da carne brasileira, absorvendo cerca de 55% das exportações

AGRICULTURA - 31/10/2025

Semeadura da soja em MT avança e atinge 60% das áreas previstas para safra 25/26

Para os próximos dias, a expectativa é de continuidade do plantio em ritmo acelerado

AGRONEGÓCIO - 16/10/2025

Plantio da safra de soja chega a 15% da área em Mato Grosso

Com 15% da área já plantada, ritmo da semeadura em Mato Grosso supera o da safra anterior, mas irregularidade das chuvas ainda preocupa produtores

SUSTENTABILIDADE - 06/10/2025

Nas propriedades rurais, as abelhas simbolizam que o agro produz com responsabilidade

Ao manterem apiários, produtores de soja e milho mostram que as práticas agrícolas respeitam e valorizam a natureza

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2025-11-11 21:06:23' and cat='21' and cod_mega!='2229' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!