Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Queda na produtividade preocupa agricultores de Mato Grosso

Pouca chuva está prejudicando o desenvolvimento das lavouras de soja no Estado

AGRONEGÓCIO | 06/02/2015 - 09:19:57

Os próximos dez dias ainda serão de pouca chuva em Mato Grosso. De acordo com Marco Antônio dos Santos, agrometeorologista da Somar Meteorologia, as precipitações devem acontecer quase todos os dias, mas em forma de pancadas de chuva. “A chuva que faltou em janeiro não deve cair em fevereiro, nem em março. Por isso, não irá atrapalhar a colheita de soja”, diz o especialista.

 

Entretanto, os produtores rurais ainda estão preocupados com a pouca chuva que está atingindo Mato Grosso. Em muitas lavouras, a fase é de enchimento de grãos e a estiagem prejudica a produtividade. “De forma geral, os agricultores de todas as regiões que já iniciaram a colheita estão relatando produtividades abaixo da média esperada para esta safra”, diz Nery Ribas, diretor técnico da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja).

 

Um levantamento informal da Aprosoja revelou que na região Leste, onde a colheita está iniciando, a produtividade está baixa e não há muita pressão de pragas ou ferrugem asiática. Já na região Norte, onde historicamente a colheita é finalizada mais cedo, a produtividade das lavouras está sendo afetada pela incidência de pragas, especialmente mosca branca.

 

Na região Sul, os problemas foram encontrados em áreas mais arenosas que foram prejudicados pelo tempo seco. Porém, a chuva começou a regularizar e a produtividade deve ser bem variada. Na região Oeste, há áreas onde não chove há mais de um mês e os problemas ocorrem nas áreas que plantaram mais cedo. Há relatos de grande pressão de pragas, como mosca branca e lagarta falsa-medideira.

 

Marco Antônio dos Santos relata que de 1º de fevereiro a 30 de maior vai chover abaixo da média para o período. “O final do mês de fevereiro e a primeira quinzena de março pode ser um problema, pois deve ser um período muito chuvoso”, explica. O tempo deve ser propício para as lavouras de milho, pois as chuvas devem ser frequentes até 20 de abril, pelo menos, segundo o especialista.


Fonte: Ascom Aprosoja


AGRONEGÓCIO - 04/11/2025

Brasil registra exportação recorde de carne bovina em outubro; MT e SP lideram

China continua sendo o principal destino da carne brasileira, absorvendo cerca de 55% das exportações

AGRICULTURA - 31/10/2025

Semeadura da soja em MT avança e atinge 60% das áreas previstas para safra 25/26

Para os próximos dias, a expectativa é de continuidade do plantio em ritmo acelerado

AGRONEGÓCIO - 16/10/2025

Plantio da safra de soja chega a 15% da área em Mato Grosso

Com 15% da área já plantada, ritmo da semeadura em Mato Grosso supera o da safra anterior, mas irregularidade das chuvas ainda preocupa produtores

SUSTENTABILIDADE - 06/10/2025

Nas propriedades rurais, as abelhas simbolizam que o agro produz com responsabilidade

Ao manterem apiários, produtores de soja e milho mostram que as práticas agrícolas respeitam e valorizam a natureza

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2025-11-11 21:31:00' and cat='21' and cod_mega!='1034' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!