Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Produção e sustentabilidade fazem do agro o grande motor da economia

Produtores têm adotado práticas sustentáveis, eficientes e eficazes

AGRO SUSTENTÁVEL | 16/06/2024 - 17:42:59

Foto por: Rafael Theobald - Área com milho e capim - Faz. São Jorge-Gaúcha do Norte/MT

Responsável por alimentar uma crescente população mundial, o agro tem se destacado com cada vez mais ênfase na sua atuação no campo e seu impacto na economia. Este cenário está presente fortemente no agro brasileiro onde os produtores têm inovado em suas áreas e adotado práticas sustentáveis, eficientes e eficazes.

No estado de Mato Grosso, o maior produtor de grãos do país, campeão na produção de soja, milho, algodão, rebanho bovino e grande destaque em outras culturas, observamos a aplicação dessas práticas sustentáveis com a crescente adesão da classe produtora a manejos de integração entre lavoura e pecuária, que somado a outras práticas sustentáveis tem agregado grandes resultados quanto a recuperação de áreas e em maior produtividade. Assim, o solo tem sido utilizado o ano inteiro e se tornado muito mais produtivo com práticas corretas para sua conservação.

Em Gaúcha do Norte-MT, a integração entre lavoura e pecuária é aplicada nas fazendas Amanhecer e São Jorge de propriedade de João Paulo Calgaro e família. Na fazenda Amanhecer com soja, milho e braquiária ou crotalária. Já na fazenda São Jorge também entra o gado.

“Na integração lavoura/pecuária temos tanto o resultado em arroba que é o resultado a curto prazo que dá na faixa de 4 a 6 @ bruta por animal, onde conseguimos colocar de 6 a 10 animais por hectare nessa área em sistema de semiconfinamento, isso em quatro meses de integração. Mas, o maior resultado vem na palhada na questão de enraizamento, matéria orgânica no solo, reciclagem de nutrientes, então, conseguimos dois ganhos, em carne e em matéria orgânica. No milho temos uma produtividade de 130 a 150 sc/ha dependendo o período de plantio e no capim na faixa de 10 a 14 toneladas de matéria seca por hectare”, comentou Calgaro.

O uso frequente do solo gera economias em produtos como fertilizantes, herbicidas e inseticidas. “Na integração acabamos reduzindo a adubação e otimizamos pela reciclagem do solo, como temos três culturas elas têm um poder de reciclagem de solo maior, e isso traz muitos benefícios como matéria orgânica, equilíbrio de solo, biota, fica um espetáculo e na questão de químicos acaba economizando na parte de herbicidas e inseticidas, porque como  tem o tamponamento de solo melhor a erva daninha não tem espaço para se desenvolver no meio da cultura, e como tem duas culturas diferentes plantadas ao mesmo tempo também conseguimos equilibrar a relação de pragas”, acrescentou o produtor.

 
Fotos por: Rafael Theobald - Área com milho e capim - Faz. São Jorge-Gaúcha do Norte/MT

Regulamentação Ambiental

Com um Código Florestal Brasileiro estritamente rígido quanto a preservação da vegetação em áreas de Preservação Permanente, as APPs, e de áreas de Reserva Legal, os produtores rurais têm se desdobrado em processos de regulamentações com suas áreas preservadas, readequadas, protegendo assim as matas ciliares em torno de rios, córregos e nascentes de suas propriedades.

“O maior desafio que temos hoje é na questão dos órgãos responsáveis pelo processo de regulamentação, eles não estão preparados, falo isso porque temos processos que estão em análise há dois anos e até agora não obtivemos resposta dos órgãos para saber o que precisa fazer, se está correto, se vai regularizar ou não, então, essa demora acaba impactando na culpa do produtor que ele não tem. Essa questão tem que ser bem analisada, existe muito notícia mal editada sobre a questão ambiental das propriedades rurais. Vejo que o produtor está com as mãos amarradas em questão dessa demora dos órgãos na resposta dos processos de regulamentação que existem nas propriedades. Da porteira para dentro o produtor está se adequando, está fazendo o serviço, sobre as APP’s falo que 80% a 90% das propriedades tem as APP’s preservadas, porque a maior riqueza para nós é a água, então não tem por que fazer um desmate e não preservar essas áreas. Até porque se o produtor não estiver com a propriedade pelo menos em análise no processo do CAR, ele não consegue fazer negociação nenhuma em cima da área”, desabafou o produtor.

Agro: O motor da economia e a ligação do campo com a cidade

O agro, com todas suas práticas de sustentabilidade, é o principal motor da economia brasileira. O país é um dos maiores exportadores agrícolas do mundo e um dos principais exportadores de produtos como soja, frango e suco de laranja.

Ao mesmo tempo deste protagonismo na exportação, a crescente produção agrícola tem impactado positivamente no preço da alimentação, na qualidade de vida da população e no poder de compra, registrando assim, uma contribuição imensurável e uma forte ligação entre o campo e a cidade.


Fonte: Cely Trevisan


AGRONEGÓCIO - 17/07/2024

Canarana teria se tornado o maior produtor mundial de gergelim

Na safra 2023/24, Canarana plantou 330 mil hectares com soja

Política Agrícola - 04/07/2024

Governo Federal anuncia Plano Safra 2024/25 de R$ 400,59 bilhões

Valor representa cerca 10% de aumento em relação à safra anterior, porém não atende o pequeno produtor, com menos recursos controlados e juros mais caros

Agronegócio - 27/06/2024

Exportações de milho crescem 40% e MT consolida posição no mercado internacional

O crescimento é reflexo da ampliação da oferta de milho no Estado e da produção histórica de 50,5 milhões de toneladas na safra 22/23

Agronegócio - 27/06/2024

Política Agrícola Nacional: a montanha concebe uma rataria

Presidente da Aprosoja Mato Grosso é categórico em dizer que adiamento do anúncio do Plano Safra trará várias implicações e passa uma mensagem ruim para o mercado

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-07-21 10:11:58' and cat='21' and cod_mega!='8422' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!