Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Preços do boi gordo e do bezerro seguem firmes em 2015

Valorização do dólar frente ao Real deve favorecer as exportações

AGRONEGÓCIO | 05/02/2015 - 08:56:27

Os preços do boi gordo e do bezerro devem continuar firmes em 2015, reflexo da redução de animais para abate e da seca de anos anteriores, além da valorização do dólar frente ao Real, que deve favorecer as exportações.

A avaliação está no boletim Ativos da Pecuária de Corte, da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Do lado da demanda, apesar das projeções de baixo crescimento econômico, não há perspectivas de redução do consumo interno e das vendas externas.

Segundo o estudo, a seca observada desde 2013 prejudicou não apenas o tempo de engorda dos animais, mas também a taxa de prenhez das matrizes (fêmeas), o intervalo entre partos e o desenvolvimento de bezerros e garrotes, além de, possivelmente, ter contribuído para elevar o índice de mortalidade dos animais. Todos estes fatores influenciaram na restrição dos índices de abate.

Um dos desafios para os pecuaristas é conseguir cobrir os custos totais de produção, que subiu expressivamente em 2014, por conta da valorização dos bezerros. Os animais de reposição responderam por 50% dos custos totais de produção da pecuária de corte em 2014, 10% a mais do que no ano anterior. Este índice é reflexo da forte alta dos preços dos animais de reposição, que chegou a 35%.

De acordo com o estudo, o Custo Operacional Efetivo (COE), que engloba as despesas diárias na propriedade, e o Custo Operacional Total (COT), que envolve o COE mais a depreciação de patrimônio e o pró labore, fecharam 2014 com altas de 23,72% e 19,99%, respectivamente, variações de mais de 10 pontos percentuais na comparação com 2013. Estas altas foram as terceiras maiores já registradas pelo boletim CNA/Cepea.


Fonte: Agronotícias


AGRONEGÓCIO - 28/05/2026

MT inicia colheita de milho da safra 2025/26 com ritmo superior ao ano passado

Colheita deve ganhar mais intensidade durante o mês de junho, tanto devido à redução das chuvas nas próximas semanas quanto por mais lavouras ficando prontas

APROSOJA MT - 25/05/2026

Aprosoja MT reconhece apoio do deputado Dr. Eugênio na defesa dos produtores nas áreas úmidas do Araguaia e Guaporé

O deputado tem atuado para garantir segurança jurídica aos produtores rurais, na discussão sobre produção sustentável nas áreas úmidas de Mato Grosso

AGRONEGÓCIO - 20/05/2026

Venda de soja avança em Mato Grosso, mas ritmo segue lento

O preço médio no estado ficou em R$ 104, 65 por casa, queda de 0,38% frente a março.

AGRONEGÓCIO - 18/05/2026

Preço do milho recua em MT e produtores aceleram vendas da safra 2025/26

O valor médio do milho recuou 6,12% no mês e fechou em R$ 42,48 por saca.

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2026-06-15 23:32:05' and cat='21' and cod_mega!='1029' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!