Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Política Agrícola Nacional: a montanha concebe uma rataria

Presidente da Aprosoja Mato Grosso é categórico em dizer que adiamento do anúncio do Plano Safra trará várias implicações e passa uma mensagem ruim para o mercado

Agronegócio | 27/06/2024 - 07:25:25

Por Lucas Costa Beber.

Desde setembro do ano passado, sabíamos que estávamos diante de uma safra desafiadora, e que esse problema traria reflexos para o crédito posteriormente. Naquele momento, o Ministro da Agricultura não se cansava de fazer discursos recheados de promessas, do tipo: "agiremos antes do problema se instalar"; "o presidente Lula determinou que não deixemos chegar a um estágio de necessidade de nova securitização"; "nunca antes na história deste país se discutiu soluções antes do final da safra"; "vamos disponibilizar crédito para corrigir o fluxo de caixa dos produtores".

No final de fevereiro, a estratégia de ‘entregar grandes promessas’ chegou a outro patamar: o então secretário de política agrícola, em suas andanças pelos municípios do interior, chegou a cravar a taxa de juros do propagado crédito de capital de giro, algo em torno de 8% ao ano. O que vimos na verdade foi uma resolução que permitia o alongamento de parcelas de investimentos do crédito rural, mas nada de solução para o fluxo de caixa. Além disso, esqueceram de elucidar para a equipe econômica que boa parte dos investimentos são captados como Finame e, portanto, não são considerados crédito rural, resultando em uma ação com impacto ínfimo diante do problema.

Depois veio a linha de crédito em dólar, prometida como a solução para os problemas da agricultura. O que vimos foi uma taxa de juros altíssima, maior inclusive do que as linhas ofertadas por bancos privados. Aí veio a compra do arroz, um fiasco monumental. A montanha pariu mais um roedor. Para explicar a presepada, o ministro alegou que foi isso que o presidente determinou. Sim, é claro que o Ministro deve seguir as orientações do Chefe do Executivo, porém cabe a ele colocar os contrapontos, mas ele insiste na sua estratégia de: sorria e acene, sorria e acene...

Agora o Ministro anuncia em uma semana que a divulgação do Plano Safra será em Rondonópolis, depois que será em Brasília dia 26, depois que foi adiado para fazer uma bonita festa para a mídia. Confuso, não?! Quando fala é interrompido por seus pares, sorri amarelo e acena, apenas sorri e acena. O Plano Safra, ele precisa saber, não é uma bondade de governo, mas o cumprimento da política agrícola nacional. Não é um parque de diversões ou um programa anual de autopromoção, é o atendimento de uma obrigação que ele aceitou junto com o cargo.

Adiar a publicação do Plano Safra tem uma série de implicações, passa uma mensagem ruim para o mercado, sendo precificado pelo crédito rapidamente. Esperamos que o ministro ouça o setor produtivo, que deixe suas preferências de lado e aceite sentar-se com todos. Que não invista seu tempo enviando alfinetadas para parlamentares da bancada ruralista e que cumpra com os ritos normais do Ministério. Quem quer que ele seja.


Fonte: Lucas Costa Beber


AGRONEGÓCIO - 13/05/2026

Com créditos restritos e juros altos, soja deve ter safra menor para 2026/27

Produtividade foi estimada em 62,44 sacas por hectare, queda de 5,43% na comparação com a safra anterior.

AGRONEGÓCIO - 12/05/2026

Com 51,6 milhões de toneladas, Mato Grosso bate recorde e segue líder nacional da soja

Pelo 26º ano seguido, Mato Grosso liderou a produção de soja no Brasil. E a safra 2025/26 entrou para a história do estado: foram colhidas 51,6 milhões de toneladas da oleaginosa, superando o recorde anterior e consolidando o melhor resultado de todas as

AGRONEGÓCIO - 23/04/2026

Puxado por MT, Brasil deve seguir como maior produtor global de carne bovina em 2026

Mato Grosso exportou volume recorde para o período, equivalente a 26,72% de todas as exportações brasileiras.

AGRONEGÓCIO - 16/04/2026

Exportações de carne bovina de MT crescem 74% no 1º trimestre de 2026

Entre os movimentos mais expressivos do período, destaca-se a ascensão dos Emirados Árabes Unidos

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2026-05-17 08:55:55' and cat='21' and cod_mega!='8451' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!