Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

No Sul de MT, produtores de algodão começam preparativos para plantio

Cultura será cultivada no próximo mês, com o término do período do vazio sanitário

AGRONEGÓCIO | 25/11/2014 - 07:54:22

O algodão deve diminuir a área plantada para a próxima safra em Mato Grosso. A Associação Mato-grossense de Produtores de Algodão (Ampa) confirma a redução na produção. No sul do estado, tem fazenda se preparando para o plantio em área menor, devido aos baixos preços alcançados pela arroba da pluma na safra 2013/14. A arroba da pluma tem sido comercializada em média a R$ 50, sendo que no ano passado era comercializada a R$ 64 em média no estado.

Em uma propriedade na Serra da Petrovina, onde o solo ainda está coberto com milheto, o algodão vai ser cultivado no próximo mês, com o término do período do vazio sanitário no dia 30 de novembro, porém desde agosto os preparativos para a safra tiveram início. “Começamos os preparos de solo com a gradagem, a subsolagem e na sequência fizemos a semeadura do milheto, que é uma cultura de crescimento bastante rápido, usado para cobertura de solo e a formação de palhada para o plantio direto do algodão”, explica o engenheiro agrônomo, Bento Manoel Ferreira.

A previsão é levar as plantadeiras para o campo no fim da primeira quinzena de dezembro. Dez máquinas devem fazer o plantio de 4,2 mil hectares ainda este ano. A área destinada pelo produtor é 10% menor à do ano passado, quando foram semeados 4,6 mil hectares. Para o agrônomo, a redução ocorreu em função da baixa nos preços da pluma no mercado internacional. E ainda os valores pagos aos produtores, não condizem com o programado para gastar na execução.

A expectativa na fazenda é produzir cerca de 8 mil toneladas de pluma, uma vez que a venda antecipada do produto também foi um recurso utilizado pelo produtor como estratégia para tentar minimizar os riscos com a safra de algodão.

“O algodão, por ser uma lavoura, uma cultura de custo bastante elevado, o produtor não pode brincar com produzir especulação de preço. Então, ele tem que trabalhar um pouco travado, ou seja, estima-se o custo de produção dele e entra no mercado vendendo a um preço que ele pode obter uma margem de lucro”, conclui Ferreira.


Fonte: G1 MT


AGRONEGÓCIO - 14/11/2025

Brasil estima colheita de 354,8 milhões de toneladas de grãos

Conab divulga o 2º Levantamento da temporada de 2025/2026

AGRONEGÓCIO - 04/11/2025

Brasil registra exportação recorde de carne bovina em outubro; MT e SP lideram

China continua sendo o principal destino da carne brasileira, absorvendo cerca de 55% das exportações

AGRICULTURA - 31/10/2025

Semeadura da soja em MT avança e atinge 60% das áreas previstas para safra 25/26

Para os próximos dias, a expectativa é de continuidade do plantio em ritmo acelerado

AGRONEGÓCIO - 16/10/2025

Plantio da safra de soja chega a 15% da área em Mato Grosso

Com 15% da área já plantada, ritmo da semeadura em Mato Grosso supera o da safra anterior, mas irregularidade das chuvas ainda preocupa produtores

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2025-11-18 05:46:16' and cat='21' and cod_mega!='848' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!