Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso deve exportar 17,6 milhões de toneladas de soja no ano que vem, prevê IMEA

A previsão da oferta para 2018 é de 30,97 milhões de toneladas

AGRONEGÓCIO | 17/10/2017 - 13:45:06

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) divulgou, na segunda-feira (16), a 3ª estimativa de oferta e demanda da soja em grão para o Estado. Segundo o relatório, a expectativa de uma grande competitividade da soja mato-grossense no próximo ano ainda se mantem e são projetadas quantidades elevadas de exportação, de 17,6 milhões de toneladas em 2018.

Conforme o instituto, para a safra 2017/18, a expectativa de oferta sofreu leve redução visto a alteração na expectativa de estoques finais da safra 16/17. “Assim, com a manutenção da produção em 30,58 milhões de toneladas, a previsão da oferta para 2018 ficou em 30,97 milhões de toneladas”.

Em relação ao esmagamento, o Imea aponta que “ainda permanece o sentimento de recuo em relação a este ano, mas ainda assim, com patamares elevados, próximos a 9,01 milhões de toneladas”. E os envios de soja em grão a outros estados tendem a ficarem próximos aos observados em 2016 e 2017, com 4,2 milhões de toneladas.

De acordo com o Imea, “em virtude da perspectiva de demanda firme, pautada na expectativa de grandes volumes exportados”, são esperados estoques ao fim de 2018 na ordem de 200 mil toneladas.

Safra 2016/17 – O Imea prevê que as exportações devem chegar a 17,74 milhões de toneladas, aumento de 16,51% ante a 2015. Segundo o instituto, as justificativas para estes reajustes se fundamentam principalmente pelo ritmo forte dos envios, que até o mês de setembro, superaram as 17,44 milhões de toneladas.

Ainda de acordo com o Imea, as baixas gradativas que a margem bruta dos últimos meses e também as possíveis pausas em algumas empresas que ainda não realizaram suas manutenções pautaram a revisão na projeção no esmagamento para 9,08 milhões de toneladas, retração de 0,8% ante a segunda estimativa, mas ainda com aumento de 10,4% em relação a 2015.

“Com o rearranjo na expectativa de exportação e esmagamento, espera-se um envio de soja em grão a outros estados próximo ao ano passado, agora estimado em 4,2 milhões de toneladas. Desta forma, com a manutenção da previsão de oferta de soja em grão para 2017 em 31,4 milhões de toneladas e expectativa de uma demanda de 31,01 milhões de toneladas, os estoques finais para este ano ficaram em 390 mil toneladas .


Fonte: Agro Notícias


AGRONEGÓCIO - 04/11/2025

Brasil registra exportação recorde de carne bovina em outubro; MT e SP lideram

China continua sendo o principal destino da carne brasileira, absorvendo cerca de 55% das exportações

AGRICULTURA - 31/10/2025

Semeadura da soja em MT avança e atinge 60% das áreas previstas para safra 25/26

Para os próximos dias, a expectativa é de continuidade do plantio em ritmo acelerado

AGRONEGÓCIO - 16/10/2025

Plantio da safra de soja chega a 15% da área em Mato Grosso

Com 15% da área já plantada, ritmo da semeadura em Mato Grosso supera o da safra anterior, mas irregularidade das chuvas ainda preocupa produtores

SUSTENTABILIDADE - 06/10/2025

Nas propriedades rurais, as abelhas simbolizam que o agro produz com responsabilidade

Ao manterem apiários, produtores de soja e milho mostram que as práticas agrícolas respeitam e valorizam a natureza

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2025-11-11 22:11:48' and cat='21' and cod_mega!='3763' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!