Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso deve bater novo recorde na produção de soja

A estimativa indica crescimento de 3% na colheita de soja no Estado

AGRONEGÓCIO | 06/03/2018 - 06:15:59

Mato Grosso caminha para atingir um novo recorde na produção de soja em 2018. A previsão é colher 32 milhões de toneladas, volume que supera as 31 milhões (t) da safra anterior, maior volume produzido até então no Estado. A projeção é da Agroconsult e foi apresentada nesta quinta-feira durante o 7º Encontro de Previsão de Safra, em Cuiabá, realizado pela Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) e Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea).

A estimativa indica crescimento de 3% na colheita de soja no Estado. Dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apontam alta de 0,4% (30,6 milhões/t), enquanto o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) prevê queda de 0,95%, com 30,9 milhões (t) do grão. Se os números da Agroconsult se confirmarem, a safra de soja de 2018 será a maior do Estado, superando o recorde do ano passado. O crescimento na produção é consequência de aumento da produtividade.

De acordo com André Pessôa, CEO da Agroconsult, produtores de Mato Grosso colheram 55,5 sacas por hectare no ano passado e colherão mais este ano, em média 56 sc/ha. A safra brasileira está prevista em 117,5 milhões (t) contra 114,5 milhões (t) na temporada 2016/2017, com cerca de 1 milhão/ha a mais este ano, chegando a 35 milhões/ha.

Por outro lado, o milho sofrerá encolhimento, com a colheita de 26,1 milhões (t) contra 29,5 milhões (t) na safra 2016/2017 (30,4 milhões/t, segundo dados do Imea) em Mato Grosso. O milho sofreu com a retração de preço no ano passado, o que levou à redução da área plantada este ano. Levantamento do Imea e da Agroconsult indicam que há produtores migrando para o algodão.

“Em Mato Grosso as expectativas do mercado são de redução na área plantada, mas a nossa não. No ano passado foram 4,5 milhões de hectares e a desse ano é de 4,6 milhões, com alta de 2% no Estado. Pode cair um pouco ainda, porque há um atraso no plantio da safra de milho, decorrente do atraso da colheita de soja precoce. Mais milho será plantado dentro de março, o que não ocorreu no ano passado”, destaca Pessôa.

“Mato Grosso é o motor do crescimento e vai seguir crescendo. No caso da soja, a exportação deve ser maior do que no ano passado. Para o milho ainda é muito cedo, porque a safrinha está sendo definida. Em 2017 exportamos bastante milho em virtude de uma safrinha boa e 2018 vai depender das chuvas nos próximos 2 meses”, avalia o presidente da Anec, Luís Barbieri.


Fonte: Agronotícias


AGRONEGÓCIO - 28/05/2026

MT inicia colheita de milho da safra 2025/26 com ritmo superior ao ano passado

Colheita deve ganhar mais intensidade durante o mês de junho, tanto devido à redução das chuvas nas próximas semanas quanto por mais lavouras ficando prontas

APROSOJA MT - 25/05/2026

Aprosoja MT reconhece apoio do deputado Dr. Eugênio na defesa dos produtores nas áreas úmidas do Araguaia e Guaporé

O deputado tem atuado para garantir segurança jurídica aos produtores rurais, na discussão sobre produção sustentável nas áreas úmidas de Mato Grosso

AGRONEGÓCIO - 20/05/2026

Venda de soja avança em Mato Grosso, mas ritmo segue lento

O preço médio no estado ficou em R$ 104, 65 por casa, queda de 0,38% frente a março.

AGRONEGÓCIO - 18/05/2026

Preço do milho recua em MT e produtores aceleram vendas da safra 2025/26

O valor médio do milho recuou 6,12% no mês e fechou em R$ 42,48 por saca.

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2026-09-08 06:13:59' and cat='21' and cod_mega!='4030' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!