Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Governo de MT prorroga prazo para plantio e colheita de soja

Anmedida leva em consideração a instabilidade climática

AGRICULTURA | 25/12/2015 - 20:34:59

O Governo do Estado prorrogou a data de plantio e colheita da safra 2015/2016 de soja nas lavouras que apresentaram perdas e precisarão de replantio. A semeadura poderá ser feita até 15 de janeiro e a colheita até 20 de maio de 2016, o que significa 15 dias a mais para cada período. A Portaria Conjunta nº 050/2015 da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea) deve circular no Diário Oficial do Estado (DOE) nesta quinta-feira (24).

O governo ouviu o setor produtivo e, por indicação do vice-governador Carlos Fávaro, a Sedec e o Indea adiaram os prazos. “Diante da excepcionalidade climática, o governo tomou essa medida visando minimizar a crise, oportunizando aos produtores que ainda não finalizaram seu plantio e os que precisam replantar, a possibilidade de poderem trabalhar para cumprir pelo menos seus compromissos físicos”, afirmou o vice-governador.

A medida leva em consideração a instabilidade climática ocorrida desde o início da semeadura até o momento, por influência do fenômeno El Niño, que provocou a falta ou a incidência irregular de chuva em algumas regiões do Estado. A prorrogação também considerou a importância econômica da atividade, uma vez que o agronegócio, liderado pela produção da oleaginosa, representa 51% do PIB de Mato Grosso.

De acordo com o Boletim Semanal da Soja, de 18 de dezembro, publicado pelo Imea, o plantio foi realizado em 98% das áreas de lavoura de soja. Porém será preciso efetuar o replantio em algumas áreas por falta de condições climáticas favoráveis para o desenvolvimento da planta.

A ampliação da 'janela' dará ao produtor a possibilidade de tentar diminuir as perdas. “A medida visa reduzir os impactos da baixa produtividade em decorrência da falta de chuva regular em algumas localidades, como nas regiões nordeste e médio-norte e, consequentemente, minimizar os efeitos na economia do Estado”, afirmou o secretário-adjunto de Agricultura da Sedec, Alexandre Possebon.

O baixo potencial de rendimento de grãos implica não só em perdas para o produtor rural, como também para toda a cadeia da soja, fornecedores de insumos, revendas e a economia local.

Para a cultura da soja apresentar um bom desempenho é necessário um volume de água adequado, uma boa distribuição da chuva ao longo do ciclo. A disponibilidade hídrica baixa durante o crescimento da planta é, ainda, a principal limitação para o potencial de rendimento da cultura e a maior causa de variabilidade dos rendimentos dos grãos.

Anteriormente, pela Instrução Normativa Conjunta Sedec/Indea nº 002/2015, o prazo para semeadura foi estabelecido entre 16 de setembro e 31 de dezembro de 2015 e a colheita deveria ocorrer até 5 de maio.

Já o plantio de soja sobre soja, ou safrinha, continua proibido assim como o período de vazio sanitário, de 15 de junho a 15 de setembro, para a próxima safra visando a segurança sanitária, conforme consta na Instrução Normativa elaborada sob recomendação técnica.


Fonte: Só Notícias


AGRONEGÓCIO - 04/11/2025

Brasil registra exportação recorde de carne bovina em outubro; MT e SP lideram

China continua sendo o principal destino da carne brasileira, absorvendo cerca de 55% das exportações

AGRICULTURA - 31/10/2025

Semeadura da soja em MT avança e atinge 60% das áreas previstas para safra 25/26

Para os próximos dias, a expectativa é de continuidade do plantio em ritmo acelerado

AGRONEGÓCIO - 16/10/2025

Plantio da safra de soja chega a 15% da área em Mato Grosso

Com 15% da área já plantada, ritmo da semeadura em Mato Grosso supera o da safra anterior, mas irregularidade das chuvas ainda preocupa produtores

SUSTENTABILIDADE - 06/10/2025

Nas propriedades rurais, as abelhas simbolizam que o agro produz com responsabilidade

Ao manterem apiários, produtores de soja e milho mostram que as práticas agrícolas respeitam e valorizam a natureza

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2025-11-11 22:37:49' and cat='21' and cod_mega!='2059' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!