Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Gaúcha do Norte,27 de Junho de 2022 - Segunda Feira

Fazendeiro é multado em R$ 2 milhões por reincidência no desmate ilegal e uso do fogo

Ao chegar ao local, houve o flagrante de um trator de pneus retirando troncos, galhos e vegetação que estavam sendo suprimidos

MEIO AMBIENTE | 17/06/2022 - 14:56:39


Fiscalização de desmate ilegal em Marcelândia – Foto: PJC

Equipes de fiscalização ambiental flagraram o desmate de uma área já embargada, em 2021, e multaram a fazenda localizada em Marcelândia (MT) em R$ 2,1 milhões. A fiscalização ocorreu no último dia 04 de junho pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), Grupo de Operações Especiais da Polícia Civil (GOE-MT) e a Delegacia Especializada em Meio Ambiente da Polícia Civil (Dema).

Além de impedir a regeneração da vegetação da área embargada, a fazenda foi autuada pelo uso ilegal do fogo para impedir a regeneração de 233 hectares do Bioma Amazônia, e pela atividade de agricultura sem Autorização Provisória de Funcionamento (APF).

A equipe foi para campo após a atividade ilegal ser identificada por imagens de satélite de alta resolução pela equipe técnica da Coordenadoria de Fiscalização de Flora (CFFL). A ação faz parte da Operação Cedif, deflagrada em junho deste ano para combate do desmate ilegal e incêndios florestais.

Ao chegar ao local, houve o flagrante de um trator de pneus retirando troncos, galhos e vegetação que estavam sendo suprimidos, enquanto um trator esteira estava fazendo o enleiramento da vegetação nativa em regeneração. Em outro local da mesma área, havia uma grade hidráulica de arrasto preparando a terra para o cultivo.

Além da reincidência, o uso do fogo na área é um agravante da penalidade. O embargo de uma área pelo órgão ambiental tem o objetivo de assegurar a regeneração da vegetação local.


Fonte: Governo MT

PAÍS - 25/05/2022

Calcário ganha força em tempo de crise nos fertilizantes

As ameaças surgem em razão da guerra que envolve Rússia e Ucrânia

CANARANA - 12/05/2022

Canarana ultrapassa 550 mil hectares com lavoura em primeira e segunda safras

Canarana também possui um rebanho de 220 mil cabeças de gado

MATO GROSSO - 04/05/2022

Estiagem coloca em alerta produtividade do algodão no MT

Reserva de umidade do solo pode não ser o suficiente para manter a produtividade atual em algumas regiões de MT

PAÍS - 05/04/2022

Colheita de soja chega a 80% no país

Os trabalhos estão bem adiantados em relação ao ano passado, que tinha 76%

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2022-06-27 02:28:58' and cat='21' and cod_mega!='6431' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!