Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Excesso de chuva em MT impacta na produtividade da soja em Água Boa

Sindicato Rural do município de Água Boa relata atraso de 7 dias na colheita e problemas com a armazenagem do grão

COLHEITA | 31/03/2022 - 20:51:56

Foto: Reprodução

A colheita do produtor Antônio Fernandes de Mello, do município de Água Boa (MT), não será satisfatória. O prejuízo veio do excesso de chuva no desenvolvimento da soja e, principalmente, durante a operação de colheita.

“Teve talhões em que largamos em torno de 5% a 8% sem colher por encharcamento. No geral, até o momento, estima-se uma perda de 8% no que já foi colhido”, declara.

Outro problema encontrado no estado é a dificuldade na armazenagem do grão. De acordo com o Sindicato Rural do município, o déficit de armazenagem por lá é de 50%. Com o entrave no escoamento do grão, muitos agricultores interrompem o trabalho de campo. “Acredito que estamos com atraso de sete dias na colheita, o que é preocupante. […] com isso, vai se perdendo peso do grão”, considera o presidente do sindicato, Geraldo Antônio Delai.

Em MS o clima ajudou

Na propriedade do produtor rural Pérsio Ailton Tosi, em Ribas do Rio Pardo (MS), foram destinados mil hectares para o cultivo da soja nesta temporada 21/22. A projeção é de colheita farta, reflexo do investimento feito em tecnologia, manejo eficiente e consultoria. Contudo, além desses fatores, o que ajudou na boa produtividade neste ciclo foi o clima, que colaborou durante a colheita.

“Nesta fazenda o que colhemos até agora é superior a 70 sacas [por hectare], o que é excelente, ainda mais com o solo arenoso que temos”.


Fonte: Canal Rural


AGRONEGÓCIO - 04/11/2025

Brasil registra exportação recorde de carne bovina em outubro; MT e SP lideram

China continua sendo o principal destino da carne brasileira, absorvendo cerca de 55% das exportações

AGRICULTURA - 31/10/2025

Semeadura da soja em MT avança e atinge 60% das áreas previstas para safra 25/26

Para os próximos dias, a expectativa é de continuidade do plantio em ritmo acelerado

AGRONEGÓCIO - 16/10/2025

Plantio da safra de soja chega a 15% da área em Mato Grosso

Com 15% da área já plantada, ritmo da semeadura em Mato Grosso supera o da safra anterior, mas irregularidade das chuvas ainda preocupa produtores

SUSTENTABILIDADE - 06/10/2025

Nas propriedades rurais, as abelhas simbolizam que o agro produz com responsabilidade

Ao manterem apiários, produtores de soja e milho mostram que as práticas agrícolas respeitam e valorizam a natureza

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2025-11-11 22:31:56' and cat='21' and cod_mega!='6264' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!