Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Entidades rurais de Mato Grosso concluem relatório sobre gargalos na produção

Produtores rurais do estado apontaram seis principais temas. Relatório propõe algumas soluções para atenuar os gargalos.

AGRONEGÓCIO | 03/09/2014 - 07:42:18

O resultado do projeto Pensar Mato Grosso mostrou os seis principais gargalos apontados por produtores rurais do estado: logística, meio ambiente, tributário, energia, defesa e fundiário. Encomendado por entidades do setor produtivo do agronegócio do estado e desenvolvido pela Fundação Dom Cabral (FDC), o relatório foi apresentado na manhã de segunda-feira (1º), na sala de reuniões da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato).

A pesquisa quantitativa entrevistou 325 produtores rurais de 12 cidades polos e a qualitativa foi feita com 32 produtores de médio e grande porte, além de entrevistas com analistas, entre os meses de abril e maio deste ano.

Algumas das soluções propostas pelo Pensar MT como estratégia para desenvolvimento do estado são a intensificação, promovendo a potencialização das regiões e aumento da produtividade; a verticalização, com a agroindustrialização, adensamento das cadeias e aumento da renda; e a diversificação da produção agropecuária, com o desenvolvimento da visão de futuro do estado, identificação de novas cadeias potenciais e desenvolvimento sustentável.

Os resultados foram publicados em um livro que será entregue aos candidatos ao governo do estado de Mato Grosso. “Os fatos que levantamos não são novos, mas o que diferencia é que fomos realmente levantar nas diferentes cidades de Mato Grosso os problemas que implicam na nossa baixa produtividade, na nossa baixa competitividade e contratamos a Fundação para que compilassem esses dados e levássemos também alternativas na solução desses problemas”, afirma o presidente da Famato, Normando Corral.

As entidades do agronegócio que propuseram o Pensar MT são formadas pela Famato, a Associação dos Produtores de Soja do Estado de Mato Grosso (Aprosoja-MT), a Associação Mato-grossense do Algodão (Ampa), a Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), a Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) e a Associação dos produtores de sementes de Mato-Grosso (Aprosmat).


Fonte: Agro Debate


AGRONEGÓCIO - 28/05/2026

MT inicia colheita de milho da safra 2025/26 com ritmo superior ao ano passado

Colheita deve ganhar mais intensidade durante o mês de junho, tanto devido à redução das chuvas nas próximas semanas quanto por mais lavouras ficando prontas

APROSOJA MT - 25/05/2026

Aprosoja MT reconhece apoio do deputado Dr. Eugênio na defesa dos produtores nas áreas úmidas do Araguaia e Guaporé

O deputado tem atuado para garantir segurança jurídica aos produtores rurais, na discussão sobre produção sustentável nas áreas úmidas de Mato Grosso

AGRONEGÓCIO - 20/05/2026

Venda de soja avança em Mato Grosso, mas ritmo segue lento

O preço médio no estado ficou em R$ 104, 65 por casa, queda de 0,38% frente a março.

AGRONEGÓCIO - 18/05/2026

Preço do milho recua em MT e produtores aceleram vendas da safra 2025/26

O valor médio do milho recuou 6,12% no mês e fechou em R$ 42,48 por saca.

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2026-08-07 21:24:08' and cat='21' and cod_mega!='548' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!