Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Chuva irregular faz produtores adiarem plantio da soja no Norte de MT

Devido atual cenário, a próxima safra de milho deve ser prejudicada

AGRONEGÓCIO | 04/11/2015 - 06:36:18

A chuva irregular tem afetado o andamento da safra de soja no Norte de Mato Grosso.  Enquanto em Sinop, o plantio já se chega a quase 80% dos 165 mil hectares projetados, o presidente do sindicato rural local, Antônio Galvan, disse que andando pela região, passando por em propriedades de Nova Ubiratã ou até mais distantes como Canarana, não viu nenhum pé do grão. Cenário que já analisa: a próxima safra de milho deve ser prejudicada.

Galvan afirmou que em Sinop, até nas áreas mais próximas do centro urbano tem chovido bem, ao contrário de outras nos municípios vizinhos. “O plantio tá muito irregular e a principal reclamação é a chuva. Saímos de Canarana e lá, meio que não choveu nada, como em Gaúcha do Norte, vimos germinar pouco, mas ainda há espaço para chuva. No Barreiro, sentido Ipiranga do Norte (próximo a Sorriso) há quem ainda não consiga plantar, tem uma diferenciação total da chuva. Em Nova Ubiratã já tem lugares úmidos, alguns, mas ainda há muitos que também não consegue plantar. Vi muita área sem soja”, disse ao Só Notícias/Agronotícias.

Galvan também disse que chegou a visitar a região de Santiago do Norte, onde o cenário não é muito diferente, frisando que a situação já deve  incidir sobre o milho, na região Norte como um todo. “Lá, em Santiago, há alguns dias atrás estava muito seco, mas parece que melhorou há umas duas semanas. Essa safra está muito atrasada em relação ano passado, quando o plantio começou por volta de final de setembro, início de outubro. Tem gente que ainda nem começou e com certeza, isso vai incidir na produção da próxima safra de milho”.

A expectativa agora é pela regularidade das chuvas. Mas o cenário na região Norte, tem sido o mesmo em todo Estado. De acordo com a Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja) apenas 19,6% da área de 9,2 milhões de hectares foram semeados.


Fonte: AgroNotícias


AGRONEGÓCIO - 04/11/2025

Brasil registra exportação recorde de carne bovina em outubro; MT e SP lideram

China continua sendo o principal destino da carne brasileira, absorvendo cerca de 55% das exportações

AGRICULTURA - 31/10/2025

Semeadura da soja em MT avança e atinge 60% das áreas previstas para safra 25/26

Para os próximos dias, a expectativa é de continuidade do plantio em ritmo acelerado

AGRONEGÓCIO - 16/10/2025

Plantio da safra de soja chega a 15% da área em Mato Grosso

Com 15% da área já plantada, ritmo da semeadura em Mato Grosso supera o da safra anterior, mas irregularidade das chuvas ainda preocupa produtores

SUSTENTABILIDADE - 06/10/2025

Nas propriedades rurais, as abelhas simbolizam que o agro produz com responsabilidade

Ao manterem apiários, produtores de soja e milho mostram que as práticas agrícolas respeitam e valorizam a natureza

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2025-11-11 22:40:36' and cat='21' and cod_mega!='1868' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!