O Apro360, podcast da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT), recebeu, de forma especial nesta segunda-feira (08.09), o comediante e apresentador Danilo Gentili para um bate-papo leve e descontraído. O episódio foi conduzido pelo presidente da Aprosoja MT, Lucas Costa Beber, e pela jornalista Fernanda Trindade, da instituição. Durante o podcast o convidado falou sobre como o agronegócio conecta o campo à cidade e influencia diretamente a vida de toda a sociedade.
Logo no início, Danilo Gentili destacou que acredita na relevância do agronegócio para o Brasil. Para ele, o setor enfrenta narrativas distorcidas e interesses contrários que não refletem a realidade do campo.
“Não consigo vender coisas que eu não acredito e sei da importância do agronegócio para o Brasil. Vejo o quanto o agronegócio é demonizado por várias narrativas e quando você para entender o agronegócio brasileiro, você vê que não é nada daquilo que propagam. A gente vê muita tecnologia, a preocupação do agro com o meio ambiente, tanto de emprego que gera e o agronegócio, literalmente, alimenta o Brasil e o mundo. O agronegócio do Brasil é um dos principais celeiros do mundo. A gente começa a perceber que existe uma cadeia de narrativas e interesses por trás e foi por isso que deu tudo certo, porque eu entendo o tipo de narrativas falsas contra o agro e entendo a importância do agro e tem identificação nisso”, afirmou Gentili.
Para o apresentador, é necessário ressaltar a importância de aproximar o campo da cidade por meio da informação e da comunicação acessível. Isso porque, muitas vezes, a população urbana desconhece a relevância do agronegócio no dia a dia.
“Ninguém vai pesquisar se as informações do agro são verdadeiras. Quando a gente pesquisa há afirmações que o agro detona o meio ambiente, mas na verdade o agro é o que mais preserva o meio ambiente. O brasileiro tem técnicas que a China e Europa deveriam aprender. Qual a lógica de dizer que o agro destrói o solo e o meio ambiente? É a mesma coisa que dizer que eu destruí a comédia, porque eu vivo da comédia. Mesma coisa o agricultor, porque ele vai destruir o solo? Sem o solo ele não tem negócio”, ressaltou.
De acordo com Danilo, há necessidade de valorizar o agronegócio brasileiro internamente, assim como acontece em outros países. “O Brasil é o único país que demoniza o agronegócio, porque o agro é a base de tudo. Eu entendo quando a Europa, China e Estados Unidos demonizam o agro brasileiro, porque é concorrente direto. A Europa tem pouco terra, o Brasil é um país jovem que já tem técnicas que a Europa não tem. O que eu não entendo é o brasileiro demonizar o agro brasileiro. O universitário, jornalista e comunicador brasileiro fala mal do agro, quando deveria estar exaltando. O agro é a base de tudo. Pessoas são papagaios. Nenhum deles vai pesquisar como o milho é plantado, como a soja é plantada e como eles são feitos no Brasil em comparação com o resto do mundo”, destaca.
Ao final, o apresentador comentou sobre a Conferência das Partes (COP 30), que será realizada em Belém, no Pará, ressaltando como o evento tem sido tratado. “Pelo que eu vi da COP é o absurdo dos preços dos hotéis e isso já afugentou muita gente. E vem a Europa e os Estados Unidos dizer o que o agro brasileiro está fazendo de errado. Como é que a gente absorve isso? Por que o brasileiro acha que o europeu está certo?”, finalizou Gentili.
O episódio com Danilo Gentili integra a programação especial de setembro do Apro360, que contará com convidados de destaque em nível estadual e nacional, discutindo os principais temas que envolvem o agronegócio mato-grossense e sua relação com a sociedade.
Fonte: Marina Cintra / Assessoria de Comunicação Aprosoja
SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2025-11-19 07:03:18' and cat='21' and cod_mega!='9511' ORDER BY publicacao DESC limit 4