Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Agricultura de precisão une tecnologia, economia e preservação ambiental

Tecnologias acopladas em máquinas permitem usar menos produtos químicos nas lavouras

AGRONEGÓCIO | 04/11/2024 - 06:00:00

tecnologia já faz parte do dia a dia do agronegócio, seja em grandes, médias ou pequenas propriedades rurais. No entanto, a cada safra, as inovações recebem melhorias capazes de auxiliar ainda mais a produção de alimentos, como a agricultura de precisão, tendência crescente em todo o mundo.

A agricultura de precisão é um sistema de gestão agrícola que utiliza tecnologias avançadas para coletar e processar dados sobre as culturas agrícolas. O objetivo é melhorar a produtividade, a sustentabilidade e a rentabilidade da atividade, além de minimizar o impacto no meio ambiente. Isso ocorre através de sistemas tecnológicos acoplados em máquinas e implementos, que orientam o produtor a usar, por exemplo, produtos químicos apenas em locais específicos. 

As técnicas da agricultura de precisão chegaram ao Brasil por volta dos anos 1990. Desde então, suas tecnologias e aplicações evoluíram muito. Hoje, é praticamente impossível manter uma fazenda rentável, produtiva e sustentável sem o apoio desses recursos. 

A repórter Carolina Rabelo, do Agro Band, foi conhecer de perto uma nova tecnologia, importada pela multinacional John Deere, em uma fazenda de Mato Grosso.

Com sensores desenvolvidos para “enxergar” a lavoura com detalhes, ela mostra na reportagem como a agricultura de precisão permite o uso racional de insumos, gerando mais economia ao produtor rural. A nova tecnologia estará disponível no Brasil a partir de 2025.


Fonte: Band uol


AGRONEGÓCIO - 04/12/2024

De sul a leste de Mato Grosso: os desafios dos produtores da soja

Equipe da Aprosoja-MT percorreu mais de 2 mil km pelo estado e ouviu produtores da soja sobre os impactos dos atrasos no plantio e os desafios enfrentados

AGRONEGÓCIO - 03/12/2024

Preço do milho no Mato Grosso é R$ 21,41/sc maior do que mesmo período de 2023

Melhora de preços pode estimular plantio na temporada 2024/25

AGRONEGÓCIO - 25/11/2024

Despesas da safra 24/25 de milho continuam altas em Mato Grosso

O produtor precisa negociar a saca de 60 quilos de milho a pelo menos R$ 45,91 para cobrir o COT, aponta levantamento

AGRONEGÓCIO - 22/11/2024

Mato Grosso deverá ser responsável por 65,1% da produção de gergelim na safra 24/25

Estado segue na liderança nacional de gergelim, segundo dados da Conab, mesmo com projeção de queda de 10,9% na produção

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-12-09 07:04:34' and cat='21' and cod_mega!='8844' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!