Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Racionais MC's atuam em clipe dirigido pelo "Spielberg do funk" KondZilla

KondZilla é um dos responsáveis pelo sucesso avassalador do funk ostentação

ENTRETENIMENTO | 27/04/2016 - 08:23:07

Aos 27 anos de estrada, os Racionais MC's deixam em segundo plano as rimas e apostam na interpretação em "Preto Zica", primeiro videoclipe do álbum "Cores e Valores", lançado na terça (26). No vídeo, dirigido pelo "Spielberg do funk ostentação" KondZilla, os integrantes do grupo aparecem atuando em uma espécie de curta-metragem de dois minutos de duração.

"Se a gente cantasse, seria como qualquer outro clipe", diz Edi Rock ao UOL. "O Racionais já mostrou muita coisa em palavras, agora vai mostrar em cena. O clipe tem esta função: dar uma interpretação às letras", conta Ice Blue. "As ideias ficam cada vez mais enigmáticas. O 'Nada como um Dia Após o Outro Dia' demorou três anos para ser entendido, e agora a gente vai simplificar o 'Cores e Valores' com imagens."

KondZilla, codinome do guarujaense Konrad Cunha Dantas, é um dos responsáveis pelo sucesso avassalador do funk ostentação nos últimos anos, assinando clipes de nomes como MC Guimê, MC Tati Zaqui e MC João, cujo "Baile de Favela" ultrapassou 100 milhões de visualizações.
 
A ascensão do funk em São Paulo não desagradou ou assustou os Racionais, expoentes do rap paulista. Pelo contrário. O grupo vê o fenômeno como uma expressão cultural legítima da periferia e a ostentação como manifestação política. "O funk é um novo movimento de favela, de moleques como eu que saíram do crime. Tem a mesma função, do rap, dar oportunidade". Diz Ice Blue, "a ostentação é um protesto direto".
 
A parceria com o diretor de videoclipes não quer dizer que os Racionais tenham aderido totalmente à estética de KondZilla —em que abundam carros importados, bebidas e mulheres—, mas as ideias do diretor foram cruciais, principalmente por colocar Mano Brown, Edi Rock, Ice Blue e KL Jay na tela como atores.
"O KondZilla é fã, cresceu ouvindo Racionais e tem um público próprio, então nós unimos o útil ao agradável. Ele tem ao mesmo tempo visão e visibilidade", explica Edi Rock. "Foi ele quem criou o roteiro, mas fez tudo respeitando nossa vontade, nossa visão e nossa formação política. Isso foi o que mais contou na escolha dele para dirigir esse trabalho."
 
Evolução

O trabalho com Kondzilla complementa a constante evolução estética dos Racionais. Se o álbum em "Nada Como Um Dia Após o Outro Dia" (2002) já demonstrava um cuidado cada vez maior com a produção, "Cores e Valores", lançado 12 anos depois, causou polêmica com ideias musicais ousadas e uma estética vanguardista e com a curta duração. 

"A gente foi muito criticado porque o álbum tem 32 minutos. O Dr. Dre fez um de 31 minutos e foi até premiado", ri Ice Blue.

A direção de KondZilla surge então como uma espécie de complemento visual que ajuda a explicar os conceitos musicais e ideológicos do álbum.

A parceria segue em frente. "Preto Zica" é apenas o primeiro vídeo de uma trilogia. Os próximos dois clipes, um com as faixas que abrem o disco, "Cores e Valores" e "Somos o Que Somos", e outro com "Eu Compro", ainda em fase de pré-produção, seguirão o mesmo conceito, em forma de curta-metragem com a banda atuando em uma narrativa comum. 


Fonte: UOL


TERRAS INDÍGENAS - 15/12/2023

Congresso derrota governo e retoma marco temporal para demarcação de terras indígenas

Entre deputados, foram 121 votos para manter e 327 para derrubar o veto e uma abstenção.

Primavera do Leste - 31/08/2023

Vereador em MT é cassado por caluniar e difamar colegas

Sessão que cassou Inspetor Adriano ocorreu na manhã de ontem (31) e durou mais de cinco horas

Mato Grosso - 04/08/2023

Deputado Estadual diz ser “absurda” nova demarcação de terras no Norte Araguaia

A terra indígena Kapôt Nhinore fica localizada nos municípios de Vila Rica e Santa Cruz do Xingu

POLÍTICA - 01/08/2023

Vereadores aprovam mais de 30 milhões de reais em recursos para Canarana

Foi a sessão em Canarana, entre Ordinária e Extraordinária, que se aprovou a maior quantia de recursos destinados ao Município

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-03-28 07:14:24' and cat='25' and cod_mega!='2485' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!